Relações entre o posicionamento estratégico e as dimensões de indicadores de desempenho em projetos estratégicos em uma empresa de grande porte do varejo brasileiro (Relations between the strategic positioning and performance indicators dimensions in strategic projects in a large company of brazilian retail)
Resumo
O anseio pelo alcance do posicionamento estratégico no varejo é continuamente desafiado pela pressão por resultados em curto prazo. O estudo procura identificar como o posicionamento estratégico de uma varejista de moda e esporte se relaciona com as dimensões dos indicadores de desempenho em projetos, condicionados à natureza dos projetos. Utilizando dos conceitos de posicionamento estratégico, apresentados por Hax e Wilde II (2001), gestão de projetos e as dimensões de indicadores de desempenho de projetos (SHENHAR; DVIR, 2010), pesquisou-se esse relacionamento por meio de um estudo de caso. Os resultados do estudo de caso mostram haver influência principalmente da natureza do projeto na definição dos indicadores. Os resultados indicam que existe uma preocupação em alinhar a estratégia da organização aos seus projetos estratégicos. Sendo assim, o posicionamento estratégico e a natureza do projeto influenciam a escolha dos indicadores de desempenho. No entanto, aspectos relacionados à complexidade e singularidade dos projetos sugerem uma flexibilização das dimensões escolhidas para medir o desempenho de cada projeto. Projetos mais alinhados com a estratégia tendem a dar mais valor às dimensões “Preparação para o Futuro” e “Sucesso Comercial e Direto”, enquanto a dimensão “Eficiência Operacional” tende a ser escolhida para projetos operacionais, ao mesmo tempo em que sua utilização é mais flexibilizada para atingir os objetivos dos projetos. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p439Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores