Relações entre o posicionamento estratégico e as dimensões de indicadores de desempenho em projetos estratégicos em uma empresa de grande porte do varejo brasileiro (Relations between the strategic positioning and performance indicators dimensions in strategic projects in a large company of brazilian retail)

Autores

  • Lorene Carvalho Bitencourt Mestrado Profissional em Gestão de Projetos – Universidade Nove de Julho
  • Marcos Paixão Garcez Mestrado Profissional em Gestão de Projetos – Universidade Nove de Julho
  • Marcos Vinicius Cardoso Mestrado Profissional em Gestão do Esporte – Universidade Nove de Julho

Resumo

O anseio pelo alcance do posicionamento estratégico no varejo é continuamente desafiado pela pressão por resultados em curto prazo. O estudo procura identificar como o posicionamento estratégico de uma varejista de moda e esporte se relaciona com as dimensões dos indicadores de desempenho em projetos, condicionados à natureza dos projetos. Utilizando dos conceitos de posicionamento estratégico, apresentados por Hax e Wilde II (2001), gestão de projetos e as dimensões de indicadores de desempenho de projetos (SHENHAR; DVIR, 2010), pesquisou-se esse relacionamento por meio de um estudo de caso. Os resultados do estudo de caso mostram haver influência principalmente da natureza do projeto na definição dos indicadores. Os resultados indicam que existe uma preocupação em alinhar a estratégia da organização aos seus projetos estratégicos. Sendo assim, o posicionamento estratégico e a natureza do projeto influenciam a escolha dos indicadores de desempenho. No entanto, aspectos relacionados à complexidade e singularidade dos projetos sugerem uma flexibilização das dimensões escolhidas para medir o desempenho de cada projeto. Projetos mais alinhados com a estratégia tendem a dar mais valor às dimensões “Preparação para o Futuro” e “Sucesso Comercial e Direto”, enquanto a dimensão “Eficiência Operacional” tende a ser escolhida para projetos operacionais, ao mesmo tempo em que sua utilização é mais flexibilizada para atingir os objetivos dos projetos. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p439

Biografia do Autor

Marcos Paixão Garcez, Mestrado Profissional em Gestão de Projetos – Universidade Nove de Julho

Professor Doutor do Mestrado Profissional em Gestão de Projetos

Marcos Vinicius Cardoso, Mestrado Profissional em Gestão do Esporte – Universidade Nove de Julho

Professor Doutor no Mestrado Profissional em Gestão do Esporte

Downloads

Publicado

22.12.2015

Como Citar

BITENCOURT, L. C.; GARCEZ, M. P.; CARDOSO, M. V. Relações entre o posicionamento estratégico e as dimensões de indicadores de desempenho em projetos estratégicos em uma empresa de grande porte do varejo brasileiro (Relations between the strategic positioning and performance indicators dimensions in strategic projects in a large company of brazilian retail). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 2, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3710. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos