Construção de escala para mensuração de imagem corporativa: o caso de instituição privada de ensino superior
Resumo
A imagem corporativa funciona como interface entre a realidade exterior e o indivíduo, permitindo-lhe abstrair e simplificar conteúdos complexos sobre a organização, com a finalidade de permitir que a mente só pondere os significados julgados relevantes. É dentro de uma teia de significados intrinsecamente inter-relacionados que a firma deverá atuar para fortalecer a sua imagem, pois não tem a faculdade, no ambiente extremamente competitivo em que está inserida, de ignorá-la. Tendo em conta a relevância da imagem corporativa, é de fundamental importância que se saiba como mensurá-la. O presente estudo tem como objetivo precípuo desenvolver escala para medição de imagem corporativa de instituição privada de ensino superior. Para tanto, realizou-se pesquisa de survey com amostra de conveniência, a qual foi constituída por 230 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado e autoadministrado. Para tratamento dos dados, empregou-se a análise fatorial confirmatória, com auxílio da modelagem de equações estruturais. Os resultados evidenciaram a solidez da escala proposta, acompanhados de inúmeros insights sugestivos de ações estratégicas. DOI: 10.5020/2318-0722.2013.v19n2p636Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores