Análise comparativa e teste empírico da validade dos modelos CAPM tradicional e condicional: o caso das ações da Petrobrás

Autores

  • Janaína Silva Alves Universidade Federal de Pernambuco-

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.1.%25p

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma análise comparativa e testar empiricamente a validade dos modelos CAPM tradicional e condicional utilizando as ações preferenciais da Petrobrás. A metodologia empregada foi a de estimar primeiramente o modelo CAPM tradicional, através do método dos mínimos quadrados ordinários e, posteriormente estimou-se o modelo condicional, chamado também de GARCH-M. Em ambos os modelos aplicou-se o teste de Black, Jensen e Scholes para verificar a validade do modelo. Os resultados obtidos mostram que o modelo CAPM tradicional teve sua validade comprovada, mas detectou-se neste a presença de heterocedasticidade condicional, através do teste ARCH-LM. Então, estimou-se o CAPM condicional, o qual também foi válido, embora o efeito GARCH tenha sido não significativo na equação da média. Contudo, através do teste ARCH-LM constatou-se que os efeitos ARCH do CAPM condicional foram reduzidos significativamente em relação ao CAPM tradicional, ou seja, estes efeitos foram controlados pela inclusão da variância condicional. Por fim, na tentativa de selecionar o melhor modelo utilizou-se alguns critérios de ajuste, tais como o do R² ajustado, Akaike e Schwarz. Portanto, adotando o critério de informação de Akaike, optou-se pelo modelo CAPM condicional, adicionando-se a este a vantagem de não apresentar heterocedasticidade condicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Silva Alves, Universidade Federal de Pernambuco-

Universidade Federal de Pernambuco-

Downloads

Como Citar

ALVES, J. S. Análise comparativa e teste empírico da validade dos modelos CAPM tradicional e condicional: o caso das ações da Petrobrás. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.13.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/266. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos