Organizando os ativos tecnológicos do governo: modelo de referência para a implantação

Autores

  • Alexandre Fernandes Barbosa Universidade de Fortaleza
  • Fernando Inácio Faria Universidade de Fortaleza
  • Sólon Lemos Pinto Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.10.2.%25p

Resumo

Este artigo propõe um modelo de referência de governo eletrônico, centrado no cidadão, associado a um modelo estruturador dos ativos tecnológicos do governo, como base para a implantação de políticas de governo eletrônico. O governo eletrônico pode ser entendido como uma das principais formas de modernização do estado e está apoiado no uso estratégico e intensivo da Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC, utilizada nas relações internas dos Órgãos ou Agências Governamentais, e principalmente nas suas relações com o cidadão e empresas, na oferta de serviços públicos. Desta forma, o governo eletrônico torna-se um elemento vital para viabilizar o conceito de governo focado no Cidadão, conhecido também pela expressão “Citizen-Centered”, orientando os processos internos de governo e a sua dinâmica de operação, a partir da visão do elemento central do modelo – o Cidadão – no que se refere ao atendimento de suas necessidade de serviços. Este artigo propõe, a partir de padrões de classe-mundial e melhores práticas, um modelo referencial para a organização dos ativos tecnológicos. E discute o emprego da TIC como instrumento de viabilização do uso da tecnologia de informação, para atender os requisitos do cidadão do século XXI. A polarização atual das discussões do tema “governo eletrônico” fortemente associado apenas ao uso da rede mundial de computadores – Internet – como canal de acesso e entrega para serviços digitais, não tem permitido que outras formas de estruturação de canais, sistemas, processos, informações e infra-estrutura tecnológica, dentro da administração pública, sejam exploradas adequadamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Fernandes Barbosa, Universidade de Fortaleza

FGV – EASESP

Fernando Inácio Faria, Universidade de Fortaleza

PUC Campinas

Sólon Lemos Pinto, Universidade de Fortaleza

Prof. Dr. Engenheiro Civil e Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Downloads

Publicado

26.08.2009

Como Citar

BARBOSA, A. F.; FARIA, F. I.; PINTO, S. L. Organizando os ativos tecnológicos do governo: modelo de referência para a implantação. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 10, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.10.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/229. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos