O papel do território como estratégia de desenvolvimento de regiões rurais

Autores

  • Rogério Ribeiro Jorge Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.14.2.%25p

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir estratégias territoriais para o desenvolvimento de regiões rurais, com base nas recentes experiências francesas em torno do ordenamento do território, cuja forma mais bem acabada são os parques naturais regionais. O recorte utilizado contempla uma análise comparativa desses arranjos territoriais franceses, encabeçados pelo Parque Natural Regional do Luberon, no sudoeste da França, e pela primeira experiência brasileira: o Parque Natural Regional do Pantanal, no estado do Mato Grosso do Sul. Apesar das muitas contrariedades que vêm sendo enfrentadas para a consolidação do parque pantaneiro, vislumbra-se a abordagem territorial como uma nova forma de mobilização dos atores sociais para a construção de um projeto local de desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Ribeiro Jorge, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Economia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil Mestrado em Ciência Ambiental. Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil

Downloads

Como Citar

JORGE, R. R. O papel do território como estratégia de desenvolvimento de regiões rurais. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 14, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.14.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/214. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos