A aplicação da aliança logística: estudo de caso em hospitais da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Fernando Lopes de Souza Cunha Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.14.2.%25p

Resumo

Este estudo objetiva propor a implantação de uma aliança logística eficiente nos setores de material e farmácia em dois hospitais universitários, pertencentes a uma mesma instituição, com base na experiência de uma aliança, já implantada, dos setores de laboratório e transporte dos mesmos, a partir da demonstração da existência das alianças logísticas, inseridas sobretudo, na cadeia de suprimento e em seus fluxos correlatos. Os dados coletados através da aplicação do questionário de pesquisa, lista atividades, da pesquisa de relatórios gerenciais, da aplicação de entrevistas não elaboradas e da pesquisa de materiais adquiridos comuns aos dois hospitais, objeto deste trabalho, revelam que a implantação desta aliança trará, para os dois hospitais, significativos ganhos quer a nível organizacional de otimização de trabalho e exclusão de retrabalhos, nos setores objeto da aliança, quer em nível financeiro sobretudo nas áreas de compras, transportes, armazenagem e administração de estoques. Alguns dados já apresentados pelas organizações envolvidas, a partir da proposta da aliança logística formulada, comprovam a viabilidade da mesma nestes aspectos. Assim, a demonstração da existência da aliança logística foi feita a partir do estudo da estratégia, da aliança estratégica e da logística, e como raras, organizações trabalham de forma consciente e planejada com logística, sobretudo no segmento hospitalar, o caso proposto é uma oportunidade rara, para demonstrar a real aplicabilidade da aliança logística.

Biografia do Autor

Fernando Lopes de Souza Cunha, Universidade de Fortaleza

Administrador, Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Professor do Curso de Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Diretor Administrativo do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará, Consultor de Empresas

Downloads

Como Citar

CUNHA, F. L. de S. A aplicação da aliança logística: estudo de caso em hospitais da Universidade Federal do Ceará. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 14, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.14.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/207. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos