Internacionalização ou globalização de empresas? Uma discussão reflexiva sobre estratégias de marketing

Autores

  • Luiz Aberto da Silva Júnior
  • Luiza Cristina de Alencar Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.8.2.%25p

Resumo

O artigo discute teoricamente as abordagens de inserção de empresas no mercado internacional, com foco nas abordagens de marketing multidoméstica e global, como posicionamento de vanguarda das estratégias existentes. Objetiva identificar e discutir estratégias de internacionalização de empresas à luz de teorias existentes, inclusive com uma apreciação da situação brasileira neste contexto. Utiliza como método a pesquisa documental e a capacidade de reflexão do autor, frente às diversas teorias existentes. O autor precupou-se com a discussão dos fatores organizacionais subjacentes ao processo de internacionalização, bem, como com a caracterização deste processo no que se refere às empresas brasileiras, onde buscou estudos sobre o assunto em textos nacionais. Conclui, ao final, que não é uma decisão fácil e isenta de desvantagens a adoção de uma determinada estratégia, dependendo da análise de cada caso, observadas as dimensões relativas ao setor de atividade, aos países e à habilidade organizacional da firma. Que a inserção de empresas no comércio exterior ainda é fortemente buscada no gradualismo da participação internacional. E que, no caso do Brasil, existe um grande caminho a percorrer para que o País se torne um caso de sucesso na globalização de empresas nacionais, haja vista a baixa presença das exportações brasileiras no que se refere ao mundo – cerca de um por cento– aliada à incipiente presença de empresas brasileiras com investimentos diretos no exterior. Palavras-chave: internacionalização de empresas, marketing internacional, competição global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Aberto da Silva Júnior

Mestrando em Negócios Internacionais – UNIFOR-Universidade de Fortaleza - Rua Paulo Moraes, 860- Ed.Antares – Apto.501 –Papicu – Fortaleza (CE) – CEP 60175- 175 - Telefone : 085-2627222 / Celular 085-9988.1274

Luiza Cristina de Alencar Rodrigues

Mestranda em Administração de Empresas. UNIFOR – Universidade de Fortaleza

Publicado

17.11.2010

Como Citar

ABERTO DA SILVA JÚNIOR, L.; CRISTINA DE ALENCAR RODRIGUES, L. Internacionalização ou globalização de empresas? Uma discussão reflexiva sobre estratégias de marketing. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.8.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1903. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos