Vivências da Pós-Graduação: As competências adquiridas na perspectiva dos egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e12449

Palavras-chave:

Pós-graduação, Competências, Egressos

Resumo

Por meio dos Programas de Pós-Graduação, espera-se a formação de pessoas capazes que, dentro e fora das instituições de ensino, possam transformar os conhecimentos científicos em atuações profissionais significativas e inovadoras para a sociedade. Desta forma, este estudo objetiva analisar as competências adquiridas por egressos após a conclusão do curso de pós-graduação stricto sensu. Para tanto, através de um estudo qualitativo genérico, utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista narrativa com nove egressos de um curso de mestrado na área de administração e, como método de análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados demonstram o surgimento de catorze competências adquiridas durante o período de dois anos de trajetória acadêmica, que juntas, compreendem os três eixos que compõem o conceito de competência: biografia e socialização, formação educacional e experiência profissional. Apesar de cada curso de pós-graduação ter seu formato e nível de aprendizado, ao final, as habilidades e competências desenvolvidas acabam ajudando o egresso a tomar decisões de forma mais eficiente e com sabedoria, para atuar tanto na organização quanto na academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catiane Borsatto, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Linha de pesquisa Estratégia e Operações. Bolsista PROSUC/CAPES Modalidade I. Mestre pelo mesmo Programa na Linha de pesquisa Inovação e Competitividade. Bacharel em Comércio Internacional pela Universidade de Caxias do Sul (2019). Possui interesse em temas relacionados a: negócios internacionais, economias emergentes, desenvolvimento territorial, políticas públicas.

Igor Ribeiro Barros, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC (2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Mestrando em andamento, pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui graduação em Administração - Habilitação Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul (2000), especialização em Gestão Estratégica em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (2002), mestrado em Administração (ênfase em Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e é doutor em Administração (UFRGS - 2010). Possui estágio pós-doutoral pela UFRGS (2022). Atua na Universidade de Caxias de Sul como Sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, como professor na graduação nos cursos de Administração e Comércio Internacional e como integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA UCS), no mestrado e no doutorado. É professor de pós-graduação lato sensu em cursos ligados a marketing, vendas, gestão de pessoas e metodologia de pesquisa. 

Cintia Paese Giacomello, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Bacharel em Estatística (1997), mestre em Engenharia de Produção (2000) e doutora em Administração (2009), todos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade de Caxias do Sul onde atua em atividades de ensino de pós graduação e graduação. 

Fernanda Lazzari, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de concentração de Marketing. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Licenciada em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul. Professora do Centro de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul, como membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e nos cursos de graduação em Comércio Internacional e Administração. 

Referências

BARRETO, M. O.; MARTINEZ, A. M. Possibilidades criativas de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu. Estudos de psicologia (Campinas), v. 24, n. 4, p. 463-473, 2007. DOI:10.1590/S0103-166X2007000400006

BARRETO, M. C. M. et al. Habilidades sociais entre jovens universitários: um estudo comparativo. Revista de Matemática e Estatística, v. 22, n. 1, p. 31-42, 2004.

BOTOMÉ, S. P.; KUBO, O. M. Responsabilidade social dos programas de pós-graduação e formação de novos cientistas e professores de nível superior. Interação em Psicologia, v. 6, n. 1, 2002. DOI:10.5380/psi.v6i1.3196

BRENNAN, J.; TEICHLER, U. The future of higher education and of higher education research. Higher education, v. 56, n. 3, p. 259-264, 2008. DOI: 10.1007/s10734-008-9124-6

BZUNECK, J. A. A motivação do aluno orientado a metas de realização. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea, v. 4, p. 58-77, 2004.

CARDOSO, A. L. J. Questão de gênero: A percepção de alunos e ex-alunos de pós-graduação stricto sensu em administração sobre competências gerenciais. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 4, n. 1, 2014. DOI: 10.20503/recape.v4i1.19407

CARNEIRO, R.; DRAXLER, A.. Education for the 21st century: lessons and challenges. European journal of education, v. 43, n. 2, p. 149-160, 2008. DOI: 10.1111/j.1465-3435.2008.00348.x

CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. Educação superior e produção do conhecimento: utilitarismo, internacionalização e novo contrato social. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

CLAESSENS, B. J.C. Perceived control of time: Time management and personal effectiveness at work. Eindhoven: Technische Universiteit Eindhoven, 2004. Link. Acesso em: 16 fev. 2021.

CORRÊA, G. T.; RIBEIRO, V. M. B. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 2, p. 319-334, 2013. DOI:10.1590/S1517-97022013000200003

CUERVO, A. A. V.; NORIEGA, J. A. V.; MARTÍNEZ, E. A. C. Competencias científicas en estudiantes de posgrado de Ciencias Naturales e Ingenierías. Sinéctica, n. 39, p. 01-16, 2012.

CURY, C. R. J. Graduação/pós-graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educação & Sociedade, v. 25, n. 88, p. 777-793, 2004. DOI: 10.1590/S0101-73302004000300007

DENZIN, N. K. The research act: A theoretical introduction to sociological methods. 1 ed. Nova York: Routledge, 2017. 379p. DOI: 10.4324/9781315134543

DIAS, J. R. A formação pedagógica dos professores do ensino superior. A formação pedagógica dos professores do ensino superior. Lisboa: Colibri, 2001.

DIENER, E. Subjective well-being: The science of happiness and a proposal for a national index. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 34, 2000. DOI: 10.1037/0003-066X.55.1.34

DRUCKER, P. O gerente eficaz. 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

DRUCKER, P. O advento da nova organização. In: Harvard Business Review. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias Empresariais e Formação de Competências: Um Quebra-cabeça Caleidoscópico Da Indústria Brasileira. Editora Atlas SA, 2000.

GAETA, C.; MASETTO, Ma. T. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. Editora Senac São Paulo, 2019.

GEOCAPES. Sistema de Informações Georreferenciadas. Link. Acesso em: 15 fev. 2021.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que Redefine o que é Ser Inteligente, trad. M. Santarrita. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 1995.

GOULART, I. B. et al. Mestrado profissional em administração: a visão dos coordenadores de cursos e dos egressos de Minas Gerais. In: 3º Simpósio Avaliação da Educação Superior. Simpósio. Florianópolis: INPEAU/UFSC, 2017.

GRANT, G. et al. On Competence: A Critical Analysis of Competence-Based Reforms in Higher Education. Jossey-Bass Publishers, San Francisco. 1979.

GRUND, C. K.; TULIS, M. Facilitating student autonomy in large-scale lectures with audience response systems. Educational Technology Research and Development, 2020. DOI: 10.1007/s11423-019-09713-z

HATSCHBACH, M. H.; OLINTO, G. Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 4, n. 1, p. 20-34, 2008.

HODGSON, Y.; VARSAVSKY, C.; MATTHEWS, K. E. Assessment and teaching of science skills: whole of programme perceptions of graduating students. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 39, n. 5, p. 515-530, 2014. DOI: 10.1080/02602938.2013.842539

HYUN, J. K. et al. Graduate student mental health: Needs assessment and utilization of counseling services. Journal of College Student Development, v. 47, n. 3, p. 247-266, 2006. DOI: 10.1353/csd.2006.0030

IGARI, C. O. Contribuições do processo de mestrado para a formação do docente em administração. Tese do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de São Paulo, 2010.

ITURRA, G. O.; ASTETE, E. P.; JARA, M. O. Habilidades sociales y rendimiento académico: una mirada desde el género. Acta colombiana de psicología, v. 15, n. 2, p. 21-28, 2012.

JONES, M. H.; MUELLER, C. E. The relationship among achievement goals, standardized test scores, and elementary students’ focus in school. Psychology in the Schools, 2017. DOI:10.1002/pits.22040

KOVÁCS, I. Qualificações e Ensino/Formação na Era da Globalização. In: ARRIGHI, G.; BEVERL, S. (org.). Caos e governabilidade no moderno sistema mundial. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora UFRJ, 2002. p. 147-166.

KUENZER, A. Z.; MORAES, M. C. M.. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, 2005. DOI: 10.1590/S0101-73302005000400015

LAMBA, S. et al. Promoting interprofessionalism: initial evaluation of a master of science in health professions education degree program. Advances in medical education and practice, v. 7, p. 51, 2016. DOI:10.2147/AMEP.S97482

LE BOTERF, G. De la compétence - essai sur un attracteur étrange. In: Les éditions d'organisations. Paris: Quatrième Tirage, 1995.

LEWIS, J. S. Reconsidering the Effects of Work on College Student Leadership Development: An Empirical Perspective. Journal of College Student Development, v. 61, n. 5, p. 539-557, 2020. DOI: 10.1353/csd.2020.0054

LIB NEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e práctica. 5.ed. Alternativa: São Paulo, 2001.

MAXIMIANO, A.C.A. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2004.

MCDERMOTT, R. C. et al. Nursing students’ resilience, depression, well‐being, and academic distress: Testing a moderated mediation model. Journal of Advanced Nursing, v. 76, n. 12, p. 3385-3397, 2020. DOI:10.1111/jan.14531

MERRIAM, S.B. Qualitative Research and Case Study Applications in Education. San Francisco: Allyn and Bacon, 1998.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CAPES apresenta cenário da pós-graduação brasileira. Link. Acesso em: 17 fev. 2021.

MULDER, M. et al. The new competence concept in higher education: error or enrichment?. Journal of European Industrial Training. v. 33, n.8/9, p.755-770, 2009. DOI: 10.1108/03090590910993616

OLABUENAGA, J.I. R.; ISPIZUA, M.A. La descodificación de la vida cotidiana: métodos de investigación cualitativa. Bilbao, Universidad de Deusto, 1989.

PAN, P.; PERERA, H.. Market relevance of university accounting programs: Evidence from Australia. In: Accounting Forum. No longer published by Elsevier, 2012. p. 91-108. DOI: 10.1016/j.accfor.2011.11.001

PEČIULIAUSKIENĖ, P. et al. School students’ self-confidence in science and intrinsic motivation for learning science: self-concept and self-efficacy approach. Pedagogika, v. 137, n. 1, p. 138-155, 2020. DOI: 10.15823/p.2020.137.8

REEVE, M. A.; PARTRIDGE, M. The use of social media to combat research-isolation. Annals of the Entomological Society of America, v. 110, n. 5, p. 449-456, 2017. DOI: 10.1093/aesa/sax051

ROJO, R. H. R. A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs:“Ler é melhor do que estudar”. Leitura e escrita na formação de professores, p. 31-52, 2002.

RUBIO, M. J. et al. Autopercepción de las competencias investigativas en estudiantes de último curso de Pedagogía de la Universidad de Barcelona para desarrollar su Trabajo de Fin de Grado. Revista Complutense de Educación, v. 29, n. 2, p. 335, 2018. DOI: 10.5209/RCED.52443

SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J. M. L. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista brasileira de educação, v. 14, n. 42, p. 534-550, 2009. DOI: 10.1590/S1413-24782009000300010

SCHRAIBER, L. B. Pesquisa qualitativa em saúde: reflexões metodológicas do relato oral e produção de narrativas em estudo sobre a profissão médica. Revista de Saúde Pública, v. 29, p. 63-74, 1995. DOI: 10.1590/S0034-89101995000100010

SEVERINO, A. J. A avaliação no PNPG 2005-2010 e a política de pós-graduação no Brasil. Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília: Líber Livro, p. 51-74, 2006.

SIPOS, G. L.; GLIGORB, D.; ANIS, C. Student’s Perceptions On Acquired Competences-Study At The Faculty Of Economics And Business Administration, Romania. 2012

TAJRA, S. F.; SANTOS, N.. Planejamento e liderança: conceitos, estratégias e comportamento humano. São Paulo: Editora Érica, 2014.

TANG, W.G.; VANDENBERGHE, C.. The reciprocal relationship between affective organizational commitment and role overload: When autonomy need satisfaction meets the individual self‐concept. Journal of Occupational and Organizational Psychology, v. 93, n. 2, p. 353-380, 2020. DOI: 10.1111/joop.12295

TEIXEIRA, M. A. P. et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia escolar e educacional, v. 12, n. 1, p. 185-202, 2008. DOI:10.1590/S1413-85572008000100013

THOMAS, G. J.; MARTIN, D.; PLEASANTS, K. Using self-and peer-assessment to enhance students? future-learning in higher education. Journal of University Teaching & Learning Practice, v. 8, n. 1, p. 1-17, 2011.

UNINTER. Importância da pós-graduação: entenda os impactos na sua vida. Link. Acesso em: 15 fev. 2021.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. Atlas, 2005.

ZUCCO, C. Relação entre pós-graduação e graduação: a pós-graduação no contexto histórico educacional. In: Discussão da Pós-Graduação Brasileira. Brasília: CAPES; 1996. p.79-96.

Downloads

Publicado

04.05.2023

Como Citar

BORSATTO, C.; BARROS, I. R.; LARENTIS, F.; GIACOMELLO, C. P.; LAZZARI, F. Vivências da Pós-Graduação: As competências adquiridas na perspectiva dos egressos. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 29, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5020/2318-0722.2023.29.e12449. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12449. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos