Vivências da Pós-Graduação: As competências adquiridas na perspectiva dos egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e12449

Palavras-chave:

Pós-graduação, Competências, Egressos

Resumo

Por meio dos Programas de Pós-Graduação, espera-se a formação de pessoas capazes que, dentro e fora das instituições de ensino, possam transformar os conhecimentos científicos em atuações profissionais significativas e inovadoras para a sociedade. Desta forma, este estudo objetiva analisar as competências adquiridas por egressos após a conclusão do curso de pós-graduação stricto sensu. Para tanto, através de um estudo qualitativo genérico, utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista narrativa com nove egressos de um curso de mestrado na área de administração e, como método de análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados demonstram o surgimento de catorze competências adquiridas durante o período de dois anos de trajetória acadêmica, que juntas, compreendem os três eixos que compõem o conceito de competência: biografia e socialização, formação educacional e experiência profissional. Apesar de cada curso de pós-graduação ter seu formato e nível de aprendizado, ao final, as habilidades e competências desenvolvidas acabam ajudando o egresso a tomar decisões de forma mais eficiente e com sabedoria, para atuar tanto na organização quanto na academia.

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Biografia do Autor

Catiane Borsatto, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Linha de pesquisa Estratégia e Operações. Bolsista PROSUC/CAPES Modalidade I. Mestre pelo mesmo Programa na Linha de pesquisa Inovação e Competitividade. Bacharel em Comércio Internacional pela Universidade de Caxias do Sul (2019). Possui interesse em temas relacionados a: negócios internacionais, economias emergentes, desenvolvimento territorial, políticas públicas.

Igor Ribeiro Barros, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC (2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Mestrando em andamento, pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui graduação em Administração - Habilitação Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul (2000), especialização em Gestão Estratégica em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (2002), mestrado em Administração (ênfase em Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e é doutor em Administração (UFRGS - 2010). Possui estágio pós-doutoral pela UFRGS (2022). Atua na Universidade de Caxias de Sul como Sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, como professor na graduação nos cursos de Administração e Comércio Internacional e como integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA UCS), no mestrado e no doutorado. É professor de pós-graduação lato sensu em cursos ligados a marketing, vendas, gestão de pessoas e metodologia de pesquisa. 

Cintia Paese Giacomello, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Bacharel em Estatística (1997), mestre em Engenharia de Produção (2000) e doutora em Administração (2009), todos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade de Caxias do Sul onde atua em atividades de ensino de pós graduação e graduação. 

Fernanda Lazzari, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de concentração de Marketing. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Licenciada em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul. Professora do Centro de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul, como membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e nos cursos de graduação em Comércio Internacional e Administração. 

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Publicado

04.05.2023

Como Citar

BORSATTO, C.; BARROS, I. R.; LARENTIS, F.; GIACOMELLO, C. P.; LAZZARI, F. Vivências da Pós-Graduação: As competências adquiridas na perspectiva dos egressos. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 29, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5020/2318-0722.2023.29.e12449. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12449. Acesso em: 5 nov. 2024.

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Artigos