(Re)Aprendendo a ser Professor nas Universidades Públicas no Período de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e12398

Palavras-chave:

Pandemia, Desafios, Ensino superior, Atividades remotas, Docentes

Resumo

Atualmente, as mudanças provocadas pela pandemia da covid-19 afetaram todos os setores da sociedade, dentre eles o setor educacional, a exemplo das instituições de ensino superior. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos docentes das universidades públicas sobre as atividades remotas no ensino superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e por meio de um levantamento de dados do tipo survey, com 40 docentes das universidades públicas do estado do Rio Grande do Norte. Os resultados apontam que os docentes estão cientes quanto aos desafios existentes e apresentam boa compreensão acerca do ensino remoto. Por meio da análise fatorial exploratória, os itens analisados foram agrupados em quatro fatores: Fator 1 (Formato das aulas remotas), Fator 2 (Necessidade e adequação ao ensino remoto), Fator 3 (Suporte e habilidades em mídias digitais) e Fator 4 (Aspectos comportamentais), sendo estes os principais fatores para o desencadeamento das atividades remotas no ensino superior. Verifica-se ainda, que os resultados apresentados nesse estudo vão de encontro aos achados da literatura atual e atendem aos aspectos relacionados às mudanças provocadas pela pandemia.

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Biografia do Autor

Geison Calyo Varela de Melo, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mariza Camila de Miranda, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Mestranda em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Annandy Raquel Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Caritsa Scartaty Moreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

25.04.2022

Como Citar

MELO, G. C. V. de; NASCIMENTO, Ítalo C. S. do; MIRANDA, M. C. de; SILVA, A. R. P. da; MOREIRA, C. S. (Re)Aprendendo a ser Professor nas Universidades Públicas no Período de Pandemia. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 28, p. e12398, 2022. DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e12398. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12398. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Conduzindo Pesquisas em Administração durante a Pandemia de Covid-19