(Re)Aprendendo a ser Professor nas Universidades Públicas no Período de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e12398Palavras-chave:
Pandemia, Desafios, Ensino superior, Atividades remotas, DocentesResumo
Atualmente, as mudanças provocadas pela pandemia da covid-19 afetaram todos os setores da sociedade, dentre eles o setor educacional, a exemplo das instituições de ensino superior. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos docentes das universidades públicas sobre as atividades remotas no ensino superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e por meio de um levantamento de dados do tipo survey, com 40 docentes das universidades públicas do estado do Rio Grande do Norte. Os resultados apontam que os docentes estão cientes quanto aos desafios existentes e apresentam boa compreensão acerca do ensino remoto. Por meio da análise fatorial exploratória, os itens analisados foram agrupados em quatro fatores: Fator 1 (Formato das aulas remotas), Fator 2 (Necessidade e adequação ao ensino remoto), Fator 3 (Suporte e habilidades em mídias digitais) e Fator 4 (Aspectos comportamentais), sendo estes os principais fatores para o desencadeamento das atividades remotas no ensino superior. Verifica-se ainda, que os resultados apresentados nesse estudo vão de encontro aos achados da literatura atual e atendem aos aspectos relacionados às mudanças provocadas pela pandemia.
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