Parceria Público-Privada Prisional e Viabilidade Econômico-Financeira: Um Estudo de Caso Hipotético
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.e11426Palavras-chave:
Projeto de PPP prisional, Goal programming, Análise de sensibilidadeResumo
Este caso de ensino possibilita aos estudantes dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção que apliquem funções disponíveis no MS-Excel® para auxiliar a análise de viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento. O caso deve ser utilizado como material didático suplementar nas disciplinas de graduação de Engenharia Econômica, Avaliação Econômica de Projetos, Avaliação de Projetos de Investimentos, ou disciplinas afins. É requerido que os estudantes tenham conhecimentos de matemática financeira, probabilidade e estatística e conheçam o básico do MS-Excel®. O estudo de caso diz respeito a uma parceria público-privada de uma prisão. As análises foram realizadas majoritariamente com base em dados hipotéticos, contudo, também foram utilizados dados do Presídio de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, Brasil. O parceiro privado acredita que o risco político é iminente, impactando a taxa mínima de atratividade (TMA) do empreendimento; e não desiste de ganhar 10% ao ano acima da TMA, qualquer que seja essa taxa. Por meio de simulação do valor presente líquido do negócio e da estatística Z~N(0,1), foi possível calcular a probabilidade de o empreendimento registrar superávit igual ou maior do que 1,5 vezes o custo do investimento, dadas as premissas adotadas.
Downloads
Referências
ALLEN, R.; ENGLISH, P. Public-private partnerships in prison construction and management. Justice & Development Working Paper Series, Washington, n. 25, p. 1-24, 2013.
ASSAF, A.; LIMA, F. G.; ARAÚJO, A. M. P. Uma proposta metodológica para o cálculo do custo de capital no Brasil. Revista de Administração, [S.l], v. 43, n. 1, p. 72-83, 2008.
BERK, J.; DEMARZO, P. Finanças empresariais. Porto Alegre: Bookman, 2010.
BRUNI, A. L.; PADRÃO; R. B. Excel aplicado à gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2011.
CABRAL, S.; SAUSSIER, S. Organizing prisons through public-private partnerships: a cross-country investigation. Brazilian Administration Review, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 100-120, 2013.
COPELAND, T; ANTIKAROV, V. Opções reais: um novo paradigma para reinventar a avaliação de investimentos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
DAMODARAN, A. Avaliação de investimentos: ferramentas e técnicas para a determinação do valor de qualquer ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
DEGROOT, M. H.; SCHERVISH, M. J. Probability and Statistics. Boston: Pearson Education Inc., 2005.
DEKKING, F. M et al. A Modern Introduction to Probability and Statistics: Understanding Why and How. London: Springer-Verlag, 2005.
DIAS, M. A. G. Análise de investimentos com opões reais. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
GUEDES, C. A. A parceria público-privada no sistema prisional. Revista do CAAP, [S.l.], v. 1, p. 65-76, 2010.
ROCHA, C. H.; BRITTO, P. A. P. Reconciliando o valor presente líquido anualizado e o retorno adicional sobre o investimento: um exemplo do agronegócio. Custos e Agronegócio, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 422-431, 2018.
ROCHA, C. H.; VITOI, C. A. Y. Presídios brasileiros e parceria público-privada. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA, 3, Curitiba, 2020. Anais [...]. Curitiba: IBEPES, 2020.
ROSS, S. A. et al. Administração financeira: corporate finance. Porto Alegre: Bookman, 2015.
SAMANEZ, C. P. Engenharia Econômica. São Paulo: Pearson, 2010.
SCHNEIDER, A. L. Public-private partnerships in the U.S. prison system. American Behavioral Scientist, [S.l.], v. 43, n. 1, p. 192-208, 1999.
SHIMIZU, T. Decisão nas organizações: introdução aos problemas de decisão encontrados nas organizações e nos sistemas de apoio a decisão. São Paulo: Atlas, 2001.
SOUZA, A.; CLEMENTE, A. Decisões financeiras e análise de investimentos: fundamentos técnicas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009.
SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A.; ANDERSON, D. R. Estatística aplicada à administração e economia. São Paulo: Cengage, 2013.
TOSI, A. J. Matemática financeira: com ênfase em produtos bancários. São Paulo: Atlas, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores