Tecnologia, Tecnologia da Informação e Práticas Gerenciais de Mensuração de Desempenho: Um Estudo em ONGs Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.e10578Palavras-chave:
Tecnologia, Tecnologia da Informação, Práticas gerenciais, Mensuração de desempenho, ONGsResumo
O objetivo do estudo foi analisar a significância das associações entre Tecnologia e Tecnologia da Informação com as práticas gerenciais de mensuração de desempenho em Organizações não Governamentais (ONGs) brasileiras. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo, através de uma survey por correspondência, nas organizações nacionais listadas na Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (ABONG). Assim, foi selecionado um conjunto de variáveis estruturais divididas em dois blocos fundamentais: a) Tecnologia e Tecnologia da Informação (TI); b) práticas de planejamento de desempenho e práticas de medição de desempenho. Para o processo de análise de resultados das associações, utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman, considerando estatisticamente significantes aqueles com níveis de 99% (p= 0,01). Os principais resultados das associações entre práticas de mensuração de desempenho e o fator contingencial tecnologia revelaram várias correlações positivas e estatisticamente significativas com planejamento de desempenho, metas de desempenho, indicadores de desempenho, instrumentos de coleta de dados e, por fim, recompensas e sanções. Por sua vez, o fator contingencial TI evidenciou algumas correlações positivas e estatisticamente significativas com as seguintes práticas: planejamento de desempenho, indicadores de desempenho e recompensas e sanções. Logo, sugere-se que os fatores contingenciais TI e, principalmente, tecnologia influenciam positivamente na utilização de práticas gerenciais de mensuração de desempenho.
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