Influência do ambiente sobre a funcionalidade de crianças
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2019.9331Palavras-chave:
Criança, Fisioterapia, Características CulturaisResumo
Objetivo: Avaliar o perfil funcional de crianças ribeirinhas a fim de correlacionar a influência do ambiente no desempenho das suas atividades relacionadas ao autocuidado, à mobilidade e à função social. Métodos: Estudo descritivo e transversal realizado no município de Cachoeira do Arari, Pará, comunidade Caracará, em maio de 2017, com 50 crianças, de 5 anos a 7 anos e 6 meses, e seus respectivos cuidadores. Aplicou-se um questionário de identificação infantil como critério de inclusão e avaliaram-se os participantes selecionados por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidades (PEDI) e pela entrevista sociodemográfica (ABEP). Submeteram-se os dados ao teste de aderência de Shapiro-Wilk e, em seguida, aos testes do qui-quadrado e de correlação de Pearson, com nível de significância de 5%. Resultados: As crianças apresentaram desempenho funcional adequado para as áreas: Habilidades funcionais em autocuidado (HFAC) (70%, p<0,001); Habilidades funcionais em mobilidade (HFM) (72%, p<0,001); Habilidades funcionais em função social (HFFS) (94%, p<0,001); Assistência do cuidador em autocuidado (ACAC) (94%, p<0,001); Assistência do cuidador em função social (ACFS) (66%, p<0,001), exceto na Assistência do cuidador em mobilidade (ACM). Uma correlação moderadamente positiva foi encontrada entre as áreas: HFFS e HFAC (r=0,618, p<0,001), ACAC e HFAC (r=0,641, p<0,001), ACM e HFM (r=0,673, p<0,001), ACFS e HFAC (r=0,581, p<0,001) e ACFS e HFFS (0,647, p<0,001). Conclusão: Observou-se que as crianças ribeirinhas apresentam perfil funcional adequado à faixa etária e que o ambiente não influenciou negativamente nas suas atividades relacionadas ao autocuidado, à mobilidade e à função social.Downloads
Referências
Malta DC, Reis AAC, Jaime PC, Morais OL Neto, Silva MMA, Akerman M. O SUS e a Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectiva resultados, avanços e desafios em tempos de crise. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2018 [acesso em 2019 nov 5];23(6):1799-1809. doi: 10.1590/1413-81232018236.04782018
Ministério da Saúde (BR); Ministério da Educação (BR). Caderno do gestor do PSE. Brasília: MS; 2015.
Son SH, Morrison FJ. The nature and impact of changes in home learning environment on development of language and academic skills in preschool children. Dev PsycholDev Psychol [Internet]. 2010 [acesso em 2019 Ago 28];46(5):1103-18. doi: 10.1037/a0020065
Park MO. Comparison of motor and process skills among children with different developmental disabilities. J Phys Ther Sci [Internet]. 2015 [acesso em 2019 Ago 28];27(10):3183-84. doi:10.1589/jpts.27.3183
Uesugi M, Araki T, Fujii S, Itotani K, Otani Y, Seiichi T. Relationships between gross motor abilities and problematic behaviors of handicapped children in different age groups. J Phys Ther Sci [Internet]. 2014 [acesso em 2019 Set 20];26(12):1907-09. doi: 10.1589/jpts.26.1907
United Nations Children’S Fund. Crianças em um mundo Urbano: situação mundial da infância 2012. New York: UNICEF; 2012.
Teixeira SRS, Alves JM. O contexto das brincadeiras das crianças ribeirinhas da Ilha do Combu. Psicol Reflex Crit [Internet]. 2008 [acesso em 2019 Set 29];21(3):374-82. doi: 10.1590/S0102-79722008000300005
Reis DC, Araújo MEC, Santos SSL, Silva SSC, Pontes FAR. Araraiana e Combu: um estudo comparativo de dois contextos ribeirinhos amazônicos. Temas Psicol [Internet]. 2012 [acesso em 2019 Set 29];20(2):429-38. doi: 10.9788/TP2012.2-11
Freitas TCB, Gabbard C, Caçola P, Montebelo MIL, Santos DCC. Family socioeconomic status and the provision of motor affordances in the home. Braz J Phys Ther [Internet]. 2013 [acesso em 2019 Set 28];17(4):319-27. doi: 10.1590/S1413-35552013005000096
Mancini MC. Inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI): manual da versão brasileira adaptada. Belo Horizonte: Editora UFMG; 2005.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ranking IDHM Municípios: 2010 [Internet]. 2010 [acesso em 2019 Set 28]. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idhm-municipios-2010.html
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério de Classificação Econômica: Brasil. São Paulo: ABEP; 2008.
Lima ACM. Estado nutricional e desenvolvimento motor de crianças ribeirinhas expostas ao mercúrio no Estado do Pará/ Amazônia brasileira [tese] [Internet]. Belém: Universidade Federal do Pará; 2014 [acesso em 2019 Set 29]. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9115
Melo LGSC. Estudo do perfil socioeconômico, estado nutricional, nível de mercúrio e desenvolvimento motor em crianças da Ilha de Cotijuba, Pará / Brasil [tese] [Internet]. Vila Real: Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro; 2016 [acesso em 2019 Out 24]. Disponível em: https://repositorio.utad.pt/bitstream/10348/6088/1/phd_lgscmelo.pdf
Cocito RP. A natureza como espaço educacional: oportunidades para a infância. Colloquium Humanarum [Internet]. 2016 [acesso em 2019 Out 24];13(esp):94-100. doi: 10.5747/ch.2016.v13.nesp.000818
Giffoni SDA, Ribeiro MVM. Avaliação neurológica das dificuldades de aprendizagem. In: Ciasca SM, organizador. Transtornos de aprendizagem: neurociência e interdisciplinaridade. Ribeirão Preto: Book Toy; 2015. p. 161-71.
Pantoja APP, Souza GS, Nunes EFC, Pontes LS. Effect analysis of environmental factors on the children’s Amazon community neuropsychomotor development. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum [Internet]. 2018 [acesso em 2019 Out 27];28(3):232-9. doi: 10.7322/jhgd.152158
Correa W, Minetto MDF, Crepaldi MA. Família como promotora do desenvolvimento de crianças que apresentam atrasos. Pensando Fam [Internet]. 2018 [acesso em 2019 Out 26];22(1):44-58. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/penf/v22n1/v22n1a05.pdf
Braccialli LMP, Silva MZ, Braccialli AC, Sankako AN, Araújo RCT. Impact of school participation on quality of life of Brazilian children with cerebral palsy. Int J Disabil Hum Dev [Internet]. 2016 [acesso em 2019 Out 27];15(1):1-10. doi: 10.1515/ijdhd-2014-0024
Santos APM, Villaverde LN, Costa ANF, Santos MO, Gregório EC, Andreis LM, et al. Biopsychosocial factors contributing to delayed motor development in children: a longitudinal study. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum [Internet]. 2016 [acesso em 2019 Out 29];26(1):112-8. doi: 10.7322/jhgd.113787
Piexak DR, Cezar-Vaz MR, Bonow CA. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: uma Análise de Conteúdo. Rev Pesqui (Univ Fed Estado Rio J) [Internet]. 2019 [acesso em 2019 Out 27];11(2):363-9. doi: 10.9789/2175-531.2019.v11i2.363-369
Souza MS, Braga PP. O Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade e Suas Contribuições para Estudos Brasileiros. Rev Pesqui (Univ Fed Estado Rio J) [Internet]. 2019 [acesso em 2019 Out 18];11(5):1368-75. doi: 10.9789/2175-5361.2019.v11i5.1368-1375
Barbosa RMF. Fatores relacionados ao desempenho funcional de crianças com idade entre cinco e sete anos [trabalho de conclusão de curso] [Internet]. Juiz de Fora: Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora; 2016 [acesso em 2019 Out 26]. Disponível em: http://www.ufjf.br/facfisio/files/2016/09/Fatores-relacionados-ao-desempenho-funcional-de-crian%C3%A7as-com-idade-entre-cinco-e-sete-anos-Raiane-Marques-Furtado-Barbosa.pdf
Teles FM, Resegue R, Puccini RF. Necessidades de assistência à criança com deficiência: uso do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Rev Paul Pediatr [Internet]. 2016 [acesso em 2019 Out 23];34(4):447-53. doi: 10.1016/j.rppede.2016.02.015
Ministério da Educação (BR). Censo Escolar da Educação Básica 2017: Caderno de instruções. Brasília: Ministério da Educação; 2017.
Longo FV, Vieira JM. Educação de mãe para filho: fatores associados à mobilidade educacional no Brasil. Educ Soc [Internet]. 2017 [acesso em 2019 Out 25];38(141):1051-71. doi: 10.1590/es0101-73302017162420
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.