Avaliação isocinética de quadríceps e ísquios-tibiais nos atletas de jiu-jitsu - doi:10.5020/18061230.2005.p85
DOI:
https://doi.org/10.5020/911Palavras-chave:
Estudos de avaliação, Músculos esqueléticos, Artes marciais, Joelho.Resumo
O Jiu-jitsu é uma arte marcial de defesa pessoal fundamentada no princípio de derrotar o adversário entregando-se a ele e subjugando-o com sua própria força. Atletas de esportes de contato como futebol, basquete e principalmente as lutas como o Jiu-Jitsu têm em comum as freqüentes lesões no joelho. O propósito desse estudo foi avaliar a resposta isocinética de quadríceps e ísquios-tibiais durante a flexão e extensão de ambos os joelhos nos praticantes de Jiu-jitsu, por serem estas articulações bastante solicitadas nesta prática esportiva. O presente estudo transversal foi realizado nos meses de setembro a novembro de 2002 em uma academia situada na cidade de Fortaleza. Participaram como sujeitos da pesquisa 15 praticantes de Jiu-Jitsu, todos do sexo masculino, na faixa etária de 15 a 30 anos e com tempo de prática de 6 meses a 10 anos, sendo realizada uma avaliação de extensores e flexores do joelho através do Dinamômetro Isocinético Cybex Ortothron II. Os dados obtidos revelaram a presença de desequilíbrios musculares nestes praticantes, evidenciando a importância de um trabalho de condicionamento físico para a prevenção de lesões decorrentes de desarmonia muscular.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.