Atualização do tratamento fisioterapêutico das distrofias musculares de Duchenne e de Becker
DOI:
https://doi.org/10.5020/865Palavras-chave:
Distrofias musculares, Distrofia Muscular de Duchenne, Distrofia Muscular de Becker, Fisioterapia.Resumo
As distrofias musculares de Duchenne (DMD) e de Becker (DMB) consistem em distúrbios neuromusculares genéticos de herança autossômica recessiva, ligados ao cromossomo X, incuráveis e progressivos. O papel do profissional fisioterapeuta diante desses agravos ainda se encontra muito segmentário, com opiniões e condutas bastante controversas. Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica sobre o tratamento fisioterapêutico das distrofias de Duchenne (DMD) e de Becker (DMB) e pretende evidenciar a importância da realização de Fisioterapia nessas doenças. Portanto, foi realizada pesquisa bibliográfica dos últimos 12 anos abordando os temas: DMD e DMB, alterações cardiorrespiratórias e o tratamento fisioterapêutico. O trabalho foi realizado nas bibliotecas do Centro Universitário Feevale com busca em centro de informações, sites especializados, bancos de dados e em revistas de maior impacto internacional. As referências pesquisadas sugerem que pacientes com DMD e DMB necessitam de tratamento fisioterapêutico, que os procedimentos devem ser adaptados à faixa etária e que visam retardar a evolução clínica e prevenir complicações secundárias da doença. A evolução de novas técnicas e instrumentos utilizáveis na fisioterapia têm contribuído sobremaneira para o objetivo de melhoria de qualidade de vida e a funcionalidade desses pacientes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.