Percepção do usuário sobre a atuação da equipe de saúde da família de um distrito de Caucaia-CE
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2004.p163Palabras clave:
Programa Saúde da Família, Avaliação, Cuidados primários de saúdeResumen
Estudo do tipo transversal, descritivo, realizado no distrito de Bom Princípio em Caucaia, no Ceará, com o objetivo de identificar a percepção de usuários sobre a atuação de equipe do saúde da família. Foram entrevistados 30 usuários que freqüentavam a Unidade de Saúde da Família (USF) do referido distrito no período de 11 a 18 de novembro de 2002. A maioria dos usuários foi de mulheres, na faixa etária entre 15 e 60 anos, de baixa escolaridade e tendo como ocupação predominante o trabalho doméstico e a agricultura. Praticamente 100% dos usuários consideraram ter havido melhorias na oferta dos serviços de saúde, como melhor acesso e atendimento diário na própria comunidade. Os serviços oferecidos foram classificados como “bons” numa escala que variou de excelente até péssimo. As principais dificuldades descritas foram: relacionamento insatisfatório médicocliente, ausência de posto de coleta de material para exames laboratoriais, atraso no início dos atendimentos, falta de alguns medicamentos e precário sistema de transporte para os pacientes. Concluiu-se que a escuta ao usuário é fundamental ao processo de avaliação da atuação da equipe do saúde da família, uma vez que foram capazes de apontar melhorias e desafios, bem como sugerirem caminhos coerentes à superação das atuais necessidades.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















