Educação em saúde na estratégia de saúde da família: percepção dos profissionais

Autores

  • Juliana Rafaela Andrade da Silva Universidade de Pernambuco. Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, Pernambuco, Brasil
  • Emmanuelly Correia Lemos Secretaria Estadual de Saúde. Coordenação de promoção da saúde. Recife, Pernambuco, Brasil
  • Carla Menêses Hardman Universidade de Pernambuco. Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, Pernambuco, Brasil
  • Simone José Santos Universidade de Pernambuco. Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, Pernambuco, Brasil
  • Maria Bernadete de Cerqueira Antunes Universidade de Pernambuco. Faculdade de Ciências Médicas. Programa de Residência Multiprofissional Integrada à Saúde da Família

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2015.p75

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Percepção.

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção dos profissionais de saúde de uma Equipe de Saúde da Família sobre as atividades de educação em saúde conduzidas na rotina de trabalho. Métodos: Pesquisa qualitativa realizada no período de maio a junho de 2012, mediante entrevista semiestruturada com oito profissionais de saúde de diferentes categorias em uma Unidade de Saúde da Família (USF) localizada em Recife-PE. Analisaram-se as entrevistas mediante análise de conteúdo por meio da modalidade temática. Resultados: Entre os profissionais entrevistados, pode-se identificar que existe uma ideia de educação em saúde pautada nos preceitos da educação participativa e de caráter crítico-reflexivo, principalmente quando o profissional reconhece o saber da comunidade e proporciona espaços de troca de conhecimento e construção coletiva. Entretanto, isso não foi um conceito unânime, pois ainda identificou-se uma concepção de que a educação em saúde tem o propósito de “ensinar” o que é “correto”, objetivando a adoção de comportamentos mais saudáveis. Conclusão: Os profissionais entrevistados apresentaram percepções distintas sobre as atividades de educação em saúde. Essas percepções contemplaram elementos tanto de uma prática mais tradicional, pautada na transmissão de informações, como ideais de uma prática emancipatória, que valoriza o saber popular e convida os indivíduos a serem corresponsáveis pelo cuidado em saúde.

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Publicado

2015-03-18

Como Citar

Silva, J. R. A. da, Lemos, E. C., Hardman, C. M., Santos, S. J., & Antunes, M. B. de C. (2015). Educação em saúde na estratégia de saúde da família: percepção dos profissionais. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 28(1), 75–81. https://doi.org/10.5020/18061230.2015.p75

Edição

Seção

Artigos Originais