Práticas culturais de cuidados entre mães de lactentes com infecção respiratória
DOI:
https://doi.org/10.5020/2239Palavras-chave:
Cuidado do Lactente, Cultura, Infecção, Medicina Tradicional.Resumo
Buscou-se conhecer as práticas culturais de cuidados entre as mães de lactentes com infecção respiratória em um ambulatório pediátrico, a partir do reconhecimento da importância do uso da medicina tradicional no Brasil. Métodos: Empregou-se um estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, com vinte e oito mães de lactentes com infecção respiratória, atendidas em um ambulatório de referência no município de Barbalha - CE, Brasil. Os dados foram coletados entre os meses de novembro e dezembro de 2010, através de entrevista semiestruturada, com o uso de gravador. As falas foram analisadas por meio da análise temático-categorial, a qual permitiu a elaboração de quatro categorias temáticas, sendo elas: práticas culturais de cuidados entre as mães; fontes de informação sobre as plantas medicinais; modos de preparo das plantas medicinais e plantas utilizadas pelas mães. Para garantir o anonimato das participantes, estas receberam enumeração segundo a ordem das entrevistas. Resultados: O estudo demonstrou que as mães se utilizam da medicina popular, através do preparo de remédios caseiros, visando o tratamento e cura das infecções respiratórias de seus filhos lactentes, sendo que o lambedor e o chá à base de plantas medicinais merecem destaque. As mães depositam grande confiança e atribuem real significado ao uso das preparações caseiras. Foi possível observar que este conhecimento é proveniente de suas mães, avós, parentes e vizinhos. Conclusão: As mães atribuem grande importância à prática popular, o conhecimento tradicional, de relevante valor cultural, já que é transmitido de geração em geração e vem sendo reconstruído ao longo do tempo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















