Ações em saúde auditiva escolar no município de Sobral-CE: percepção de fonoaudiólogos
DOI:
https://doi.org/10.5020/2234Palavras-chave:
Audição, Saúde Escolar, Promoção da Saúde.Resumo
nalisar as ações em saúde auditiva escolar desenvolvidas no Projeto Escuta Sobral. Métodos: Estudo do tipo qualitativo, realizado no Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA) do Município de Sobral – Ceará, Brasil, no período de abril a junho de 2010. Participaram a coordenadora do projeto Escuta Sobral e quatro fonoaudiólogas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, que atuam em parceria com o projeto. A coleta de dados realizou-se através de uma entrevista semiestruturada, adotando a técnica de análise de conteúdo, de acordo com a convergência das falas, nas quais emergiram as categorias: ações em saúde auditiva do escolar; benefícios das ações; dificuldades nodesenvolvimento das ações e mudanças para aperfeiçoar as ações. Resultados: De acordo com o discurso das fonoaudiólogas, percebe-se que há o desenvolvimento de ações em saúde auditiva escolar centralizadas na promoção à saúde, prevenção e identificação precoce de perda auditiva. No entanto, pontos falhos foram apontados, principalmente em relação à capacitação dos professores, parceria fonoaudiólogo e escola, atendimento otorrinolaringológico e espaço físico adequado. Conclusão: As ações em saúde auditiva escolar fazem parte da realidade do município de Sobral, embora, neste momento, ainda não plenamente. É necessário, portanto, a continuação destas ações, porém com algumas modificações quanto à elaboração de uma estrutura mais organizada, no intuito de possibilitar um atendimento de melhor qualidade aos escolares.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















