Estado nutricional de escolares de 6 a 10 anos em Cruzeiro do Oeste-PR
DOI:
https://doi.org/10.5020/2085Palavras-chave:
Estado Nutricional, Criança, Obesidade.Resumo
Objetivo: Avaliar o estado nutricional de escolares. Métodos: Os dados do estudo transversal foram obtidos durante a realização do “Projeto Ações Educativas Relacionadas ao Processo Escolar”, no município de Cruzeiro do Oeste-PR, Brasil. O estudo incluiu crianças de ambos os sexos, matriculadas em todas as seis escolas da rede municipal, no ano letivo de 2010. Realizou-se avaliação antropométrica de 1.074 escolares com faixa etária de 6 a 10 anos, cujas variáveis avaliadas foram peso e estatura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), para classificação de acordo com critérios propostos por Cole et al. Resultados: De acordo com o estado nutricional, foram encontrados 5,1% (55) de escolares com baixo peso e uma parcela significativa com sobrepeso e obesidade, 16,6% (178) e 9,8% (105), respectivamente, totalizando 26,4% (283) de escolares com excesso de peso. Não se observou associação entre o estado nutricional dos escolares e os sexos. IMC e idade apresentaram relação direta. Conclusão: A avaliação do estado nutricional dos escolares investigados aponta para a transição nutricional, visto uma parcela significativa das crianças ter sido considerada com sobrepeso e obesa. Destaca-se que a distribuição entre os diferentes estados nutricionais não diferiu entre os sexos, mas apresentou correlação com a idade; à medida que aumenta a idade, o excesso de peso também aumenta.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.