Crenças e opiniões no cuidado de idosos com AIDS: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.5020/2023Palavras-chave:
Cuidadores, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Idoso, Conhecimento, CrençaResumo
Objetivo: Explorar o que cuidadores informais de idosos com AIDS pensam sobre a doença propriamente dita, a infecção em pessoas idosas, e sobre ser um cuidador. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, no qual a análise de conteúdo temática das entrevistas realizadas resultou na emergência de três categorias: “concepções sobre AIDS”, “AIDS na velhice” e “ser cuidador”. Resultados: Observou-se a emergência de questões relacionadas aos três eixos, que precisam ser consideradas numa análise mais ampla, no âmbito da relação cuidador-paciente. Tais questões envolvem a informação acerca da doença, o convívio com o paciente, as diferenças de gênero e as especificidades decorrentes da infecção nesta etapa da vida. Conclusão: A partir deste estudo, espera-se que uma maior atenção seja dada às relações de cuidado prestado pela rede informal de apoio a pessoas idosas vivendo com AIDS, de forma a fomentar investigações sobre as questões sociais, afetivas, motivacionais e comportamentais dos cuidadores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.