Interdisciplinaridade no processo de trabalho em centro de atenção psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.5020/2019Palavras-chave:
Saúde Mental, Serviços de Saúde Mental, Atenção à SaúdeResumo
Objetivo: Analisar o processo de trabalho da equipe de profissionais de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) a partir dos saberes e práticas operadas na produção do cuidado em saúde mental e sua interface com as demandas do usuário e a oferta de serviços. Método: Estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 28 pessoas divididas em três grupos: I (11 trabalhadores de saúde mental), II (11 usuários) e III (6 familiares). Utilizou-se a entrevista semiestruturada e a observação sistemática em busca de dados sobre o processo de trabalho dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial, relacionamento entre equipe e usuário, oferta e demanda, acesso, tecnologias do cuidado, saberes e práticas, e interdisciplinaridade. A investigação pautou-se na análise de conteúdo crítica e orientouse pelo fluxograma analisador. Resultados: A organização do serviço e seu processo de trabalho estão voltados para o suprimento imediato da demanda da população que retrata um cuidado baseado em práticas prescritivas. Desse modo, o fluxo de atendimento e a oferta se complementam na necessidade de um procedimento e na oferta exaustiva deste por parte do serviço, dissolvendo condutas interdisciplinares de intervenção compartilhada com o usuário. Conclusão: O cuidado em saúde mental ainda está permeado pela hegemonia biomédica centrada em procedimentos voltados para a prescrição medicamentosa. A despeito desta realidade, o trabalho centrado no usuário e a utilização das tecnologias leves – comunicação, vínculo, acolhimento – começam a fazer parte da oferta diária de serviços do CAPS, embora somente em atividades específicas de determinados procedimentos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.