Fatores associados à ocorrência do acidente de motocicleta na percepção do motociclista hospitalizado
DOI:
https://doi.org/10.5020/2017Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito, Comportamento, Motocicletas.Resumo
Objetivo: Descrever as características sociodemográficas de motociclistas acidentados e internados em um hospital de emergência e a percepção destes sobre a ocorrência do acidente. Metodologia: Estudo transversal, realizado entre outubro e dezembro de 2007, com amostra de 209 pacientes, vítimas de acidente de motocicleta. Um formulário instrumentalizou a coleta, e os dados foram submetidos à análise frequencial. As variáveis estudadas contemplaram os dados sociodemográficos, as condições do acidente, o uso de bebida alcoólica e a percepção do acidentado em relação ao acidente. Resultados: Dos 209 pacientes entrevistados, 183 (88%) eram do sexo masculino, 88 (42%) encontravam-se na faixa etária de 21 a 30 anos, 147 (65,9%) eram procedentes de municípios diferentes do local do acidente, 89(53,9%) eram condutores não habilitados, 93 (56,3%) não usavam capacete no momento do acidente e 113 (54,4%) referiram ingestão de álcool antes do acidente. Quanto à percepção do acidentado sobre a causa do acidente, 90 (43%) destacaram o comportamento inadequado do próprio motociclista. Conclusão: O estudo revelou que, dentre os motociclistas acidentados, a maior prevalência ocorre no sexo masculino, jovens e solteiros; que não usavam capacete na hora do acidente nem eram legalmente habilitados para conduzir a motocicleta e que reconhecem como principal causa desses acidentes seu comportamento inadequado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.