Perfil comunicativo de crianças que ingressaram na educação infantil após os cinco anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.5020/2010Palavras-chave:
Comunicação, Desenvolvimento da Linguagem, Educação Infantil.Resumo
Objetivo: Caracterizar os comportamentos comunicativos emitidos por crianças que ingressaram na Educação Infantil após os cinco anos de idade. Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo, realizado numa cidade do interior do estado do Paraná, nos anos de 2007 e 2008, em ambientes escolar e domiciliar. Doze crianças, de ambos os gêneros, participaram do estudo, com idade variando entre 5 anos e 2 meses e 6 anos completos, além de suas mães e respectivos professores. Entrevistas foram feitas com as mães e aplicação de questionário com os professores. Em seguida, observações da comunicação das crianças nos ambientes escolar e domiciliar. A análise de dados contemplou aqueles relevantes sobre o desenvolvimento das crianças e o desempenho escolar, buscando traçar o perfil comunicativo destas nos ambientes escolar e domiciliar, a partir de protocolos indicadores de meios e funções comunicativas. Resultados: Os resultados indicaram a presença de uma criança com saúde geral debilitada, com intercorrências desde o período gestacional, atraso motor e linguístico e baixo desempenho escolar. Observou-se também que todas as crianças utilizaram o meio verbal para se comunicar e a frequência mais alta de funções comunicativas apareceu em ambiente domiciliar, indicando um importante aspecto a ser considerado na estimulação da comunicação dessas crianças. Conclusão: Os dados deste estudo permitiram concluir que as crianças beneficiaram-se mais de contextos planejados com interlocutores familiares.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















