Trabalhadores de saúde e o atravessamento da espiritualidade e finitude no contexto da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.15317Palavras-chave:
COVID-19, SARS-CoV-2, EspiritualidadeResumo
Objetivo: Analisar a percepção dos trabalhadores da saúde, enquanto atuantes na linha de frente na pandemia da COVID-19, sobre os atravessamentos experienciados a partir da espiritualidade e a finitude da vida. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido entre fevereiro e junho de 2021, a partir de depoimentos de 274 trabalhadores de saúde inseridos nos equipamentos de saúde pública do município de Mossoró/RN. Para a análise dos dados, adotou-se a Análise de Conteúdo Temática, de Bardin. Resultados: Frente aos discursos coletados, delimitaram-se duas categorias para as reflexões: finitude e espiritualidade. A finitude foi relacionada às características de fragilidade humana, incerteza da vida e a consciência de morte, impactando as relações interpessoais e promovendo uma valorização do momento presente. A espiritualidade foi apontada como estratégia útil em diminuir níveis de estresse e aumentar o bem-estar físico e mental, sendo um recurso que contribui com a humanização, conectando e aproximando sujeitos. Conclusões: As categorias sintetizaram as vivências e reflexões dos participantes, evidenciando os impactos subjetivos da pandemia e demonstrando como essas dimensões contribuíram para a ressignificação de suas experiências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mikaelli Curinga de Souza, Rita de Cássia da Silva Medeiros, Alvaro Micael Duarte Fonseca, Ana Karoline Lima Costa e Silva, José Antonio da Silva Júnior, Ysabele Yngrydh Valente Silva, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















