Risco de queda em idosos internados em um Hospital Universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14679

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Fatores de risco, Hospitalização, Idoso, Cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar o risco de quedas em idosos hospitalizados. Métodos: Estudo transversal, descritivo e observacional realizado em um hospital universitário. A população do estudo foi composta por pessoas de ambos os sexos, internadas nas unidades de internação cirúrgica e clínica médica, com idade igual ou superior a 60 anos. A coleta de dados ocorreu por meio de instrumento estruturado para obtenção de informações sociodemográficas e clínicas, risco de quedas com Escala Morse e ações implementadas para redução de riscos. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples e análise da associação entre variáveis sociodemográficas e clínicas e risco de quedas segundo a escala de Morse, utilizando-se os testes Qui-quadrado e Fisher, com nível de significância de 5% e p-valor ≤ 0,05. Resultados: Dos 174 participantes, a maioria era do sexo masculino (51,72%), com diagnóstico de doenças cardiovasculares (39,65%), tempo de internação de 0 a 4 dias (51,72%). Observou-se que 57% dos idosos apresentaram alto risco de queda, 14,94% possuíam calçados seguros, 97,12% dos leitos não possuíam companhia funcional e 17,81% dos pacientes possuíam pulseira de identificação de risco. Conclusão:  A maioria dos idosos apresentou alto risco de quedas, além disso, há falhas na implementação de medidas de prevenção pela instituição hospitalar que favorecem o risco de quedas e, consequentemente, implicam na qualidade da assistência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Rocha Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil

Graduanda em enfermagem na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), membro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde Baseada em Evidências - GEPESBE, ex membro da Liga Interdisciplinar de Cuidados com feridas (2021-2024) e Diretora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Oncologia. Bolsista do programa de iniciação científica do HU-UNIVASF com os projetos "Risco de queda em idosos internados em um Hospital Universitário" (2022-2023) e "Análise dos casos de infecção do sítio cirúrgico em neurocirurgias em um Hospital Universitário" (2023-2024).

Bruna Silva Souto, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, membro do Núcleo de Epidemiologia e Saúde (NES), atua como voluntária em projetos de extensão voltados para humanização do atendimento de saúde e primeiros socorros. 

Luiza Taciana Rodrigues de Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Marília (1998), Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2014) e Doutorado em Ciências pela Fundação Antônio Prudente (2019). Atualmente é professora adjunta do Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Publicado

2024-08-16

Como Citar

Ramos, J. R., Souto, B. S., & Moura, L. T. R. de. (2024). Risco de queda em idosos internados em um Hospital Universitário. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 37, 1–9. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14679

Edição

Seção

Artigos Originais