Atenção ao pré-natal em tempos de pandemia da COVID-19: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2022.14061Palavras-chave:
Cuidado pré-natal; Infecções por SARS-CoV-2; Estratégia Saúde da Família; Promoção da saúde.Resumo
Objetivo: Relatar a experiência com a atenção ao pré-natal realizada em uma Unidade de Saúde da Família (USF) de um município no Sul da Bahia em tempos da pandemia da COVID-19. Síntese dos dados: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência que ocorreu em uma USF localizada em um município no Sul da Bahia, entre os meses de abril a julho de 2020. Com a pandemia, a demanda da unidade se modificou e o fluxo de atendimento passou por reorganização. As gestantes passaram a ser acolhidas pelos ACS, houve várias ações dos residentes, alterou-se a rotina das consultas, a presença do acompanhante precisou ser limitada, bem como se desenvolveram ações de educação em saúde bucal e para o cuidado da mãe do recémnascido. Conclusão: A atenção ao pré-natal sofreu modificações importantes e a atuação dos residentes junto à equipe da unidade possibilitou maior atuação interprofissional, além de ser fundamental para o cuidado integral às grávidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.