Percepção dos estudantes sobre promoção da saúde no ensino superior e qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2022.12412Palavras-chave:
qualidade de vida, saúde do jovem, promoção da saúde.Resumo
Objetivo: Avaliar a percepção dos estudantes sobre a promoção da saúde em uma instituição de ensino superior, relacionando com a qualidade de vida (QV). Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de natureza quantitativa, realizado em uma faculdade privada, de natureza confessional e filantrópica, localizada no Sul do Brasil, no mês de novembro de 2019. Aplicaramse questionários a 390 estudantes universitários, configurando uma amostra representativa de 62,4% dos matriculados. Para avaliação da promoção da saúde sob a percepção dos estudantes, utilizou-se o questionário IAPSU – Instrumento de Avaliação da Promoção da Saúde na Universidade. Para avaliação da QV dos acadêmicos, utilizou-se o instrumento de avaliação da QV - WHOQOL-bref. Analisaram-se os dados, estatisticamente, por meio de tabelas de frequências cruzadas, através dos testes de Wilcoxon, com nível de confiança de 95% (α=0,05). Resultados: Os universitários mostraram percepção positiva da instituição como promotora da saúde, alcançando escore médio superior a 90 (de 0 a 100) nos domínios atividade física, alimentação e fatores ambientais. Verificou-se que a média obtida na qualidade de vida geral do instrumento WHOQOL-bref diferiu significativamente entre os participantes que relataram praticar atividade física e recreativa (p=0,0001), e que participaram de atividades sobre alimentação saudável oferecidas pela instituição (p=0,005). Conclusão: Conclui-se que os estudantes avaliaram positivamente as ações promotoras da saúde na universidade avaliada, com melhor percepção da qualidade de vida entre os estudantes que relataram praticar atividade física e recreativa, e que participaram de atividades sobre alimentação saudável.
Downloads
Referências
Holmberg C, Larsson C, Korp P, Lindgren EC, Jonsson L, Fröberg A, et al. Empowering aspects for healthy food and physical activity habits: adolescents’ experiences of a school-based intervention in a disadvantaged urban community. Int J Qual Stud Health Well-being [Internet]. 2018;13(1). Available from: https://doi.org/10.1080/17482631.2018.1487759
Kayser L, Karnoe A, Duminski E, Somekh D, Vera-Muñoz C. A new understanding of health related empowerment in the context of an active and healthy ageing. BMC Health Serv Res. 2019;19(1):1–13.
Pereira APD, Paes ÂT, Sanchez ZM. Factors associated with the implementation of programs for drug abuse prevention in schools. Rev Saude Publica. 2016;
Tomasi E, Silveira DS, Santos AA dos, Thumé E, Facchini LA, França SM, et al. Ações educativas e de promoção da saúde em equipes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, Rio Grande do Sul, Brasil*. Epidemiol e Serviços Saúde. 2018;
Andre A, Pierre G, McAndrew M. Quality of Life Among Dental Students: A Survey Study. J Dent Educ. 2017;81(10):1164–70.
OMS. Metade de todas as mortes entre jovens nas Américas podem ser evitadas, constata novo relatório da OPAS. Brazil - Pan Am Heal Organ [Internet]. 2019; Available from: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5883:metade-de-todas-as-mortes-entre-jovens-nas-americas-podem-ser-evitadas-constata-novo-relatorio-da-opas&Itemid=839
OMS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brazil - Pan Am Heal Organ [Internet]. 2015; Available from: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5849:objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel&Itemid=875
Ferreira FMPB, Brito I da S, Santos MR. Health promotion programs in higher education: integrative review of the literature. Rev Bras Enferm. 2018;
OMS. Plano de Ações para Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Brazil - Pan Am Heal Organ [Internet]. 2016; Available from: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=2337:plano-de-acoes-para-enfrentamento-das-doencas-cronicas-nao-transmissiveis-dcnt&Itemid=463
Jung S-E, Kim Y-O, Joh H-K, Lee J-Y, Lim CS, Cho B, et al. Health promotion in young adults at a university in Korea. Medicine (Baltimore). 2017;
de Mello ALSF, Moysés ST, Moysés SJ. A universidade promotora de saúde e as mudanças na formação profissional TT - The health-promoting university and changes in professional training TT - La universidad promotora de la salud e los cambios en la formación profesional. Interface comun saúde educ [Internet]. 2010;14(34):683–92. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Fleck MP de A. O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Cien Saude Colet. 2005;5(1):33–8.
Fontenelle Catrib AM, Bitar da Cunha Olegario N, Gardano Bucharles Mont’Alverne D, Pinheiro Ferreira da Silva G, Vasconcellos Abdon AP, Guimarães e Silva J, et al. Desenvolvimento e reprodutibilidade do instrumento de avaliação da promoção da saúde na universidade - IAPSU. Rev Bras em promoção da Saúde [Internet]. 2015;28(3):305–17. Available from: http://ojs.unifor.br/index.php/RBPS/article/view/3929/pdf
Chazan ACS, Campos MR, Portugal FB. Quality of life of medical students at the state university of Rio de Janeiro (UERJ), measured using Whoqol-bref: A multivariate analysis. Cienc e Saude Coletiva. 2015;20(2):547–56.
Costa DG, Carleto CT, Santos VS, Haas VJ, Gonçalves RMD de A, Pedrosa LAK. Qualidade de vida e atitudes alimentares de graduandos da área da saúde. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(suppl 4):1642–9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v71s4/pt_0034-7167-reben-71-s4-1642.pdf
Harrison PL, Shaddox LM, Garvan CW, Behar-Horenstein LS. Wellness Among Dental Students: An Institutional Study. J Dent Educ [Internet]. 2016 Sep;80(9):1119–25. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27587579
Nur N, Kıbık A, Kılıç E, Sümer H. Health-related quality of life and associated factors among undergraduate university students. Oman Med J. 2017;32(4):329–34.
Tao K, Liu W, Xiong S, Ken L, Zeng N, Peng Q, et al. Associations between Self-Determined Motivation, Accelerometer-Determined Physical Activity, and Quality of Life in Chinese College Students. Int J Environ Res Public Health [Internet]. 2019 Aug 16;16(16):2941. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31426280
Malibary H, Zagzoog MM, Banjari MA, Bamashmous RO, Omer AR. Quality of Life (QoL) among medical students in Saudi Arabia: A study using the WHOQOL-BREF instrument. BMC Med Educ. 2019;19(1):1–6.
Al-Shibani N, Al-Kattan R. Evaluation of quality of life among dental students using WHOQOL-BREF questionnaire in saudi arabia: A cross sectional study. Pakistan J Med Sci. 2019;35(3):668–73.
Amiri M, Chaman R, Khosravi A. The relationship between health-promoting lifestyle and its related factors with self-efficacy and well-being of students. Osong Public Heal Res Perspect. 2019;10(4):221–7.
Almutairi KM, Alonazi WB, Vinluan JM, Almigbal TH, Batais MA, Alodhayani AA, et al. Health promoting lifestyle of university students in Saudi Arabia: a cross-sectional assessment. BMC Public Health [Internet]. 2018 Sep 5;18(1):1093. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30185167
Pengpid S, Peltzer K. Sedentary Behaviour, Physical Activity and Life Satisfaction, Happiness and Perceived Health Status in University Students from 24 Countries. Int J Environ Res Public Health [Internet]. 2019 Jun 13;16(12):2084. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31200427
Evans A-Y, Anthony E, Gabriel G. Comprehensive Health Literacy Among Undergraduates: A Ghanaian University-Based Cross-Sectional Study. Heal Lit Res Pract [Internet]. 2019 Oct 10;3(4):e227–37. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31637363
Burcin MM, Armstrong SN, Early JO, Godwin H. Optimizing college health promotion in the digital age: Comparing perceived well-being, health behaviors, health education needs and preferences between college students enrolled in fully online versus campus-based programs. Heal Promot Perspect. 2019;9(4):270–8.
Yun TC, Ahmad SR, Quee DKS. Dietary Habits and Lifestyle Practices among University Students in Universiti Brunei Darussalam. Malays J Med Sci [Internet]. 2018/06/28. 2018 May;25(3):56–66. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30899187
Yubero S, Navarro R, Larrañaga E, Esteban M, Gutiérrez J, Elche M. Health Contributing Factors in Higher Education Students: The Importance of Family and Friends. Healthc (Basel, Switzerland) [Internet]. 2018 Dec 14;6(4):147. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30558151
Kim MY, Kim YJ. What Causes Health Promotion Behaviors in College Students? Open Nurs J [Internet]. 2018 Jun 29;12:106–15. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30069267
Colleges IC on HPU&. Okanagan Charter : An international charter for health promoting universities & colleges. In 2015. Available from: https://open.library.ubc.ca/collections/53926/items/1.0132754
Alzahrani SH, Malik AA, Bashawri J, Shaheen SA, Shaheen MM, Alsaib AA, et al. Health-promoting lifestyle profile and associated factors among medical students in a Saudi university. SAGE open Med [Internet]. 2019 Mar 25;7:2050312119838426–2050312119838426. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30937167
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.