Epidemiologia em pacientes pediátricos com leucemia em um hospital de referência na Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14874

Palavras-chave:

Leucemia infantil, Epidemiologia pediátrica, Desigualdade no acesso à saúde oncológica

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico do público infantojuvenil diagnosticado com leucemia em centro oncológico na capital paraibana. Método: Estudo observacional, documental, descritivo e retrospectivo, por meio da avaliação dos prontuários de 83 pacientes pediátricos, diagnosticados com leucemia, entre maio de 2018 e maio de 2023, no hospital filantrópico Napoleão Laureano, Paraíba. Foram coletados dados antropométricos, histórico familiar, tratamento e desfecho. O local de pesquisa foi escolhido devido à  alta demanda e ser polo de referência. Os dados foram coletados por meio de ficha estruturada para investigação estatística das frequências absolutas e relativas, além da aplicação dos testes Quiquadrado e teste exato de Fisher para análise bivariada. A apresentação dos resultados foi feita em tabelas e gráficos.  Resultados: A faixa etária média foi de 6,5 anos, com maior incidência em crianças pré-escolares (44,58%). Houve maior predomínio do sexo feminino (53%) e etnia parda (91,6%). A macrorregião macro 1 teve o maior número de pacientes (73,5%). Os sintomas mais prevalentes foram febre (66,26%), sangramentos, hematomas e petéquias (34,93). A leucemia  linfoblástica aguda  foi o tipo mais comum (74,7%), inclusive entre os óbitos(68,2%). A quimioterapia foi o tratamento mais usado (88%). Conclusão: O estudo revelou informações sobre o perfil epidemiológico do público pediátrico de leucemia na Paraíba. Apesar do alto potencial de cura, a mortalidade foi alta comparada a países desenvolvidos, possivelmente resultada de limitações de acesso e fatores socioeconômicos. Logo, aprimorar o registro das informações, assim como detecção precoce, são ações essenciais, além do incentivo em estratégias na capacitação profissional e investimento em tratamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Estevão de Sousa Muniz, Centro Universitário de João Pessoa, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduação em Direito pela Faculdades de Ensino Superior da Paraiba (2017).

Daniel Figueirêdo Macêdo Secundo , Centro Universitário de João Pessoa, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Médico formado em 2024 pelo Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ.

Péricles Davidson Franco de Albuquerque, Centro Universitário de João Pessoa, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduação em Medicina pelo Centro Universitário de João Pessoa (2024) .

Antônio Ferreira da Costa Júnior , Centro Universitário de João Pessoa, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduação em Odontologia pelo Centro Universitário de João Pessoa(2014). Tem experiência na área de Medicina.

Vinícius Filgueira Coelho de Jesus, Centro Universitário de João Pessoa, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Médico formado pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) em 2024, com experiência em pesquisa e apresentações em congressos e revistas. Participou da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia Clínica e Cirúrgica da Paraíba. 

Ynnaiana Navarro de Lima Santana Quintans , Centro Universitário de João Pessoa, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Concluiu residência médica em Pediatra (2015-2018). Concluiu residência médica em Oncologia Pediátrica (2018-2020). 

Publicado

2025-06-23

Como Citar

Muniz, R. E. de S., Secundo , D. F. M., Albuquerque, P. D. F. de, Costa Júnior , A. F. da, Jesus, V. F. C. de, & Quintans , Y. N. de L. S. (2025). Epidemiologia em pacientes pediátricos com leucemia em um hospital de referência na Paraíba. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 38, 1–13. https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14874

Edição

Seção

Artigos Originais