Epidemiologia em pacientes pediátricos com leucemia em um hospital de referência na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14874Palavras-chave:
Leucemia infantil, Epidemiologia pediátrica, Desigualdade no acesso à saúde oncológicaResumo
Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico do público infantojuvenil diagnosticado com leucemia em centro oncológico na capital paraibana. Método: Estudo observacional, documental, descritivo e retrospectivo, por meio da avaliação dos prontuários de 83 pacientes pediátricos, diagnosticados com leucemia, entre maio de 2018 e maio de 2023, no hospital filantrópico Napoleão Laureano, Paraíba. Foram coletados dados antropométricos, histórico familiar, tratamento e desfecho. O local de pesquisa foi escolhido devido à alta demanda e ser polo de referência. Os dados foram coletados por meio de ficha estruturada para investigação estatística das frequências absolutas e relativas, além da aplicação dos testes Quiquadrado e teste exato de Fisher para análise bivariada. A apresentação dos resultados foi feita em tabelas e gráficos. Resultados: A faixa etária média foi de 6,5 anos, com maior incidência em crianças pré-escolares (44,58%). Houve maior predomínio do sexo feminino (53%) e etnia parda (91,6%). A macrorregião macro 1 teve o maior número de pacientes (73,5%). Os sintomas mais prevalentes foram febre (66,26%), sangramentos, hematomas e petéquias (34,93). A leucemia linfoblástica aguda foi o tipo mais comum (74,7%), inclusive entre os óbitos(68,2%). A quimioterapia foi o tratamento mais usado (88%). Conclusão: O estudo revelou informações sobre o perfil epidemiológico do público pediátrico de leucemia na Paraíba. Apesar do alto potencial de cura, a mortalidade foi alta comparada a países desenvolvidos, possivelmente resultada de limitações de acesso e fatores socioeconômicos. Logo, aprimorar o registro das informações, assim como detecção precoce, são ações essenciais, além do incentivo em estratégias na capacitação profissional e investimento em tratamentos.
Downloads
Traduções deste artigo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raphael Estevão de Sousa Muniz, Daniel Figueirêdo Macêdo Secundo , Péricles Davidson Franco de Albuquerque, Antônio Ferreira da Costa Júnior , Vinícius Filgueira Coelho de Jesus, Ynnaiana Navarro de Lima Santana Quintans

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















