Epidemiologia em pacientes pediátricos com leucemia em um hospital de referência na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14874Palavras-chave:
Leucemia infantil, Epidemiologia pediátrica, Desigualdade no acesso à saúde oncológicaResumo
Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico do público infantojuvenil diagnosticado com leucemia em centro oncológico na capital paraibana. Método: Estudo observacional, documental, descritivo e retrospectivo, por meio da avaliação dos prontuários de 83 pacientes pediátricos, diagnosticados com leucemia, entre maio de 2018 e maio de 2023, no hospital filantrópico Napoleão Laureano, Paraíba. Foram coletados dados antropométricos, histórico familiar, tratamento e desfecho. O local de pesquisa foi escolhido devido à alta demanda e ser polo de referência. Os dados foram coletados por meio de ficha estruturada para investigação estatística das frequências absolutas e relativas, além da aplicação dos testes Quiquadrado e teste exato de Fisher para análise bivariada. A apresentação dos resultados foi feita em tabelas e gráficos. Resultados: A faixa etária média foi de 6,5 anos, com maior incidência em crianças pré-escolares (44,58%). Houve maior predomínio do sexo feminino (53%) e etnia parda (91,6%). A macrorregião macro 1 teve o maior número de pacientes (73,5%). Os sintomas mais prevalentes foram febre (66,26%), sangramentos, hematomas e petéquias (34,93). A leucemia linfoblástica aguda foi o tipo mais comum (74,7%), inclusive entre os óbitos(68,2%). A quimioterapia foi o tratamento mais usado (88%). Conclusão: O estudo revelou informações sobre o perfil epidemiológico do público pediátrico de leucemia na Paraíba. Apesar do alto potencial de cura, a mortalidade foi alta comparada a países desenvolvidos, possivelmente resultada de limitações de acesso e fatores socioeconômicos. Logo, aprimorar o registro das informações, assim como detecção precoce, são ações essenciais, além do incentivo em estratégias na capacitação profissional e investimento em tratamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.