Uso abusivo de medicamentos por idosos em comunidade de Fortaleza – Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5020/995Palabras clave:
serviços de saúde para idosos, idosos, serviços de assistência farmacêutica, fármaco-epidemiologia.Resumen
Os idosos pertencem a uma parcela da população que necessita de serviço de atenção farmacêutica com enfoque na promoção do uso racional de medicamentos, reduzindose, assim, os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM). Tratou-se de um estudo longitudinal, quantitativo, realizado com 27 idosos de comunidade de periferia de Fortaleza (Ceará), no período de agosto 2003 a junho 2004. O instrumento de coleta de dados consistiu de um questionário com perguntas abertas e fechadas, sendo permitida a intervenção do entrevistador, quando necessário. O método utilizado foi adaptado da primeira etapa do Método Dáder de Seguimento Farmacoterapêutico (STF) e baseou-se na obtenção da história farmacoterapêutica do paciente, para posterior avaliação do estado de situação, e na identificação e resolução dos possíveis PRM. Os resultados apontaram o uso excessivo de medicamentos. Em 19 idosos (70,3%) detectou-se a utilização de mais de um medicamento rotineiramente. A hipertensão arterial foi a doença crônica de maior freqüência relatada, atingindo 14 (51,8%) dos investigados; três faziam uso de fármacos de alto risco para as pessoas idosas. A partir deste trabalho constatou-se a necessidade de programas de atenção farmacêutica aos idosos objetivando uma posterior construção do estado de situação e intervenção quando necessário.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















