Conhecimento e grau de satisfação dos farmacêuticos usuários de um Centro de Informação Sobre Medicamentos (CIM)
DOI:
https://doi.org/10.5020/942Palabras clave:
Serviços de Informação Sobre Medicamentos, Profissional farmacêutico, Conhecimento, Satisfação dos Consumidores.Resumen
O Centro de Informação sobre Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (CIMUFC) fornece informações objetivas, imparciais e baseadas em evidências sobre vários tópicos relacionados à área farmacêutica, tanto para profissionais da saúde quanto para a população leiga. Este trabalho objetivou verificar o conhecimento e o grau de satisfação dos profissionais farmacêuticos usuários dos serviços prestados pelo CIM-UFC. O estudo, quantitativo, descritivo e transversal, foi realizado nos meses de maio e junho de 2005, no qual foram entrevistados 53 (62,3%) farmacêuticos em 26 unidades de saúde cadastradas no CIM-UFC. Os resultados obtidos revelaram que em relação ao conhecimento e utilização do CIM-UFC, todos os profissionais entrevistados afirmaram que conheciam o Centro e isso se deu, principalmente, através da própria universidade durante o período de formação profissional dos mesmos. Para 14 (21,6%) profissionais, o boletim informativo foi o responsável pela divulgação do CIM. Dos profissionais que utilizaram os serviços do CIM-UFC (n=41), 34 (82,9%) responderam que a informação foi fornecida em tempo satisfatório de ser utilizada; 39 (95,1%) afirmaram que as informações transmitidas foram claras; 38 (92,7%) que as respostas foram objetivas e 33 (80,5%) consideraram que as respostas estavam completas. Pela avaliação realizada, conclui-se que o CIM-UFC tem seu trabalho reconhecido pelos farmacêuticos das unidades de saúde referidas e vem prestando um serviço de qualidade, obtendo a satisfação de seus usuários e contribuindo, desta forma, para o uso racional de medicamentos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















