Atualização sobre o tratamento multidisciplinar das fissuras labiais e palatinas - doi:10.5020/18061230.2005.p31

Autores/as

  • Erlane Marques Ribeiro Facudade de Medicina de Juazeiro do Norte
  • Anna Sylvia Carvalho Goulart Moreira Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/864

Palabras clave:

fissura lábiopalatina, fatores de risco, epidemiologia, anormalidades, tratamento

Resumen

As fissuras labiopalatais (FLP) estão incluídas entre as anomalias congênitas mais comuns. Conhecendo a importância das FLP, o objetivo desse trabalho é informar e ajudar a profissionais de saúde a estabelecer um diagnóstico e tratamento adequado. Essa revisão é baseada em relevante literatura. A fonte de dados foi MEDLINE, LILACS e livrostexto. As palavras chave utilizadas na pesquisa foram fissura de lábio e palato. As FLP ocorrem em aproximadamente 1/600 nascimentos em todo o mundo. A prevalência varia consideravelmente com regiões geográficas e grupos étnicos. A genética das FLP é extremamente complexa e inclue causas monogênicas, doenças cromossômicas, interações poligênicas, riscos ambientais e entre gene e ambiente. Há uma considerável variação na proporção de casos com FLP associados a anomalias congênitas e síndromes. A ultrassonografia tem sido utilizada para detectar FLP no pré-natal. Os pacientes com FLP necessitam de tratamento multidisciplinar cirúrgico e não-cirúrgico com pediatra, geneticista, psicólogo, nutricionista, odontologista. O tratamento das FLP é importante devido ao seu impacto na fala, audição, aparência e cognição tem uma influência prolongada e adversa na saúde e integração social. O custo causado pelas fissuras labiais e palatinas em termos de morbidade, cuidados de saúde, distúrbios emocionais, sociais e exclusão do trabalho são consideráveis para o indivíduo afetado, sua família e a sociedade. As pesquisas podem aumentar a compreensão das causas de fissuras labiais e palatinas, melhoria do tratamento e principalmente na prevenção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erlane Marques Ribeiro, Facudade de Medicina de Juazeiro do Norte

Médica geneticista, mestre pelo Instituto da Criança da FMUSP, professora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte-CE, Coordenadora Serviço de Genética do Hospital Geral César Cals e do Hospital Infantil Albert Sabin da Secretaria de Saúde do Estado do CE.

Publicado

2012-01-04

Cómo citar

Ribeiro, E. M., & Moreira, A. S. C. G. (2012). Atualização sobre o tratamento multidisciplinar das fissuras labiais e palatinas - doi:10.5020/18061230.2005.p31. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 18(1), 31–40. https://doi.org/10.5020/864

Número

Sección

artículos originales