Perfil odontológico dos pacientes portadores de necessidades especiais atendidos no Instituto de Previdência do Estado do Ceará - doi:10.5020/18061230.2004.p127
DOI:
https://doi.org/10.5020/689Palabras clave:
Assistência odontológica, Odontologia em saúde pública,Resumen
Uma avaliação das condições de saúde bucal foi realizada nos pacientes que procuraram o consultório dentário da Divisão de Assistência ao Excepcional (DIAEX) do Instituto de Previdência do Estado do Ceará (IPEC), no período de janeiro de 1997 a maio de 1998 (1 ano e 5 meses). Foram detectados os problemas que interferiam no sucesso dos tratamentos odontológicos, tais como falta de conclusão dos mesmos, retorno ao controle preventivo, qualidade e responsabilidade da higienização bucal e situação bucal encontrada nestes pacientes. Compararam-se os achados com a conduta adotada pelos diversos autores consultados na literatura. Verificou-se uma forte correlação entre o paciente que concluía o tratamento odontológico e o retorno ao controle preventivo. Não foi encontrada correlação entre a situação da higiene bucal e a pessoa que realizava a escovação (paciente e/ou responsável). A qualidade da higiene bucal estava relacionada ao quadro clínico do paciente (diagnóstico), pois indivíduos com problemas de motricidade e inteligência apresentaram as maiores freqüências de higiene bucal considerada “regular” ou “péssima” dentre todos os diagnósticos estudados. A situação bucal dos pacientes avaliados foi considerada aceitável, embora a higiene encontrada não estivesse no padrão ideal.Descargas
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Publicado
2012-01-03
Cómo citar
Sampaio, E. F., Neves César, F., & Martins, M. da G. A. (2012). Perfil odontológico dos pacientes portadores de necessidades especiais atendidos no Instituto de Previdência do Estado do Ceará - doi:10.5020/18061230.2004.p127. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 17(3), 127–134. https://doi.org/10.5020/689
Número
Sección
artículos originales