Complicações pleuropulmonares no lúpus eritematoso sistêmico: abordagem fisioterapêutica
DOI:
https://doi.org/10.5020/684Palabras clave:
lúpus eritematoso sistêmico, pulmões, pleura, complicações respiratóriasResumen
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença de etiologia desconhecida, na qual os tecidos e células são atacados por auto-anticorpos patogênicos e imunocomplexos. Dentre as doenças de cunho auto-imune, é usualmente aquela que mais envolve deterioração e comprometimento do sistema respiratório. O complexo constituído por pleuras, pulmões e estruturas vasculares é responsável não apenas pela função vital das trocas de gases, mas inúmeras outras atividades complexas. A quebra do funcionamento harmônico destas estruturas por complicações advindas do LES não apenas debilita o doente, mas põe em risco a sua vida. Para tanto, resolveu-se realizar um estudo de caso com o intuito de observar e registrar a presença dos comprometimentos e complicações procedentes do LES e fazer uma analogia com a literatura existente sobre o assunto. Tendo por base esse objetivo, designou-se como sujeito da pesquisa um indivíduo do sexo feminino, com 30 anos, gestante, da raça branca, admitida na Unidade de Terapia Intensiva com diagnóstico clínico e laboratorial de LES. Através deste estudo, constatou-se que o conhecimento da gênese e evolução patológica do LES permite o estabelecimento de um diagnóstico precoce e uma intervenção prematura e eficaz, além de permitir a elaboração de uma abordagem fisioterapêutica e a seleção adequada de procedimentos e técnicas que promovam profilaxia e minimização das manifestações decorrentes das complicações pleuropulmonares.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















