Avaliação do perfil socioeconômico e nível de satisfação dos pacientes atendidos em clínica integrada odontológica universitária
DOI:
https://doi.org/10.5020/672Palabras clave:
Satisfação do paciente, Relações dentista-paciente, Serviços de atendimento.Resumen
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil socioeconômico e a satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada de Odontologia da Universidade de Fortaleza. Método: Estudo quantitativo transversal realizado com 80 pacientes. Um questionário foi aplicado incluindo: condição socioeconômica, escolaridade, motivo da procura; confiabilidade, empatia, receptividade, autonomia e resolutividade; prevenção, tratamento de canal, restauração, prótese, extração e raspagem. Resultados: Observou-se um perfil predominantemente feminino 71,2% (n=57), que concluiu o ensino fundamental 36,2% (n=29) ou médio 45% (n=36). Ainda, 50% (n=40) apresentaram renda de 1 a 2 salários mínimos, 41,2% (n=33) estavam desempregados e 43,8% (n=39) procuraram o serviço por não ter condições financeiras. Quanto à qualidade funcional, 92,5% (n=74) dos pacientes confiaram no atendimento, 93,7% (n=75) se identificaram com o profissional e 96,2% (n=77) ficaram satisfeitos com o tratamento. 92,5% (n=74) dos alunos demonstraram ser receptivos e 93,7% (n=75) demonstraram respeitar a opinião dos pacientes. Quanto à satisfação técnica, 96,2% (n=77) receberam orientações sobre escovação e a respeito das diversas especialidades, os usuários relataram estar muito satisfeitos com o tratamento de canal 83% (n=49), restauração 84,2% (n=48), prótese 78,7% (n=26), extração 72,5% (n=29) e raspagem 70% (n=28). Conclusão: O perfil socioeconômico é de pessoas de baixa renda. Os usuários estão satisfeitos com a relação interpessoal desenvolvida pelos alunos e também pela qualidade final dos serviços prestados.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-01-04
Cómo citar
Fernandes, S. K. S., Coutinho, A. C. M., & Pereira, E. L. (2012). Avaliação do perfil socioeconômico e nível de satisfação dos pacientes atendidos em clínica integrada odontológica universitária . Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 21(2), 137–143. https://doi.org/10.5020/672
Número
Sección
artículos originales
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los manuscritos presentados deben ser exclusivos para la RBPS, no permitiéndose su envío a otro periódico. Junto al envío del manuscrito, los autores deben enviar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autoría firmada por todos los autores así como su contribución individual para su elaboración que deberá ser enviada en formato pdf. El autor podrá inserir la versión final del artículo con la revisión por pares “postprint” en cualquier repositorio o página web según la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.