Influência da fisioterapia no desenvolvimento neuropsicomotor de paciente com hidrocefalia
DOI:
https://doi.org/10.5020/561Palabras clave:
Hidrocefalia, Desenvolvimento Infantil, Fisioterapia.Resumen
Objetivo: Analisar a influência da fisioterapia no desenvolvimento neuropsicomotor de um paciente com diagnóstico clínico de hidrocefalia. Descrição: Criança, de sexo masculino, 2 anos e 2 meses, com diagnóstico clínico de hidrocefalia e apresentando atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Utilizou-se, nas avaliações, o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e a ficha de Avaliação Sensório-Motora. O período de intervenção durou 20 meses, sendo constatada melhora do Nível IV para o Nível II no GMFSC e melhora das habilidades funcionais e equilíbrio nas posturas do desenvolvimento neuropsicomotor com aquisição da posição bípede e deambulação com apoio ao término da pesquisa. O protocolo de intervenção foi baseado na literatura pertinente e associado com orientações domiciliares e prescrição de órtese suropodálica (AFO). De acordo com os achados do GMFCS e da ficha de Avaliação Sensório-Motora, o paciente obteve evolução a satisfatória e sugere-se que o programa de intervenção proposto, aliado ao desenvolvimento intrínseco da criança, contribuiu para a aquisição de habilidades funcionais. Conclusão: O protocolo utilizado no estudo está de acordo com os dados revistos na literatura, evidenciando a importância dos resultados da presente pesquisa, os quais poderão ser utilizados como referência para futuros estudos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















