Comportamentos de risco à saúde de adolescentes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5020/556Palabras clave:
Saúde do Adolescente, Sexo Inseguro, Assunção de Riscos, Comportamento Perigoso.Resumen
Objetivo: Investigar os comportamentos de risco (tabagismo, alcoolismo, uso de drogas e comportamento sexual) de adolescentes do ensino médio em escolas públicas de Florianópolis. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal e analítico. A amostra foi composta por 720 escolares (252 rapazes e 468 moças), da faixa etária de 16 a 17 anos, de três escolas públicas de Florianópolis/SC. Os dados foram coletados por meio de dois questionários autoadministrados aos alunos e seus pais, no período de março a dezembro de 2005. As variáveis estudadas foram o uso de drogas lícitas e ilícitas e comportamento sexual de risco. Na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e o teste do qui-quadrado. Resultados: A idade de início para os comportamentos de risco deu-se entre 14 e 15 anos, para ambos os sexos. Pôde-se observar que 26 (3,6%) escolares ingeriam bebidas alcoólicas regularmente; 38 (5,3%) fumavam diariamente; 66 (9,2%) eram usuários de drogas ou já o tinham feito uso por várias vezes e 14 (2%) eram dependentes. Quanto ao aspecto sexual, 318 (44,5%) escolares possuíam comportamento sexual de risco e destes, 97 (13,6%) nem sempre usavam camisinha. Da amostra estudada, 545 (76,5%) escolares não apresentavam nenhum comportamento de risco. Dente os comportamentos de risco, o risco sexual foi o mais prevalente (42,5%). Conclusão: O número de adolescentes com comportamentos de risco não foi elevado. No entanto, existe uma parcela de adolescentes tabagistas, etilistas e usuários de drogas ilícitas e com comportamentos sexuais de risco, o que chama a atenção para a necessidade de uma maior supervisão e orientação a estes escolares.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















