Percepção de profissionais da educação inclusiva acerca da terapia ocupacional - doi:10.5020/18061230.2009.p143
DOI:
https://doi.org/10.5020/553Palabras clave:
Educação Especial, Educação do Deficiente Mental, Terapia Ocupacional.Resumen
Objetivo: Investigar o nível de conhecimento de dois diretores e quatro professores de duas escolas públicas de um município do Ceará, acerca da Terapia Ocupacional no processo de inclusão escolar, apontando o nível de formação desses profissionais a respeito da educação inclusiva. Método: Caracterizou-se por ser uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, intervencionista, utilizando-se o método comparativo. Foram realizadas entrevistas, além de intervenções por meio de palestras e dinâmicas de grupo abordandose os temas referentes à Terapia Ocupacional na inclusão educacional, sendo os dados avaliados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados mostraram que, após as intervenções realizadas, os sujeitos participantes passaram a conhecer e identificar a profissão, principalmente suas ações frente ao campo da educação inclusiva. Ressalta-se a necessidade de aperfeiçoamento, bem como especialização dos profissionais participantes, visto que não recebem capacitação suficiente para atuarem nessa nova área de inclusão educacional. Conclusão: Na amostra estudada, os sujeitos são conhecedores do processo de inclusão escolar, porém não têm aprofundamento na área, tampouco formação para as práticas de inclusivistas.Descargas
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Publicado
2012-01-04
Cómo citar
Andrade, A. F. de, & Braga, A. P. M. (2012). Percepção de profissionais da educação inclusiva acerca da terapia ocupacional - doi:10.5020/18061230.2009.p143. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 22(3), 143–150. https://doi.org/10.5020/553
Número
Sección
artículos originales