Ocorrência de alterações da motricidade oral e fala em indivíduos portadores de fissuras labiopalatinas
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2004.342Palavras-chave:
Fissura labiopalatina, fonoaudiologia, motricidade oral.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar quais alterações de fala e motricidade oral freqüentemente ocorrem em pacientes portadores de fissuras labiopalatinas, através do estudo dos prontuários de investigação fonoaudiológica, datados entre os anos de 1997 e 2002, do Núcleo de Atenção Médica Integrada / NAMI da UNIFOR. Quarenta e quatro prontuários de pacientes foram estudados, sendo 18 do sexo feminino e 26 do sexo masculino. Todos demonstraram alguma alteração relacionada à hipernasalidade, golpe de glote e/ou ronco nasal; emissão de fricativa faríngea; distorções, omissões, principalmente dos fonemas /k – g – s – z – t - d - p - b/ e substituição por traço de sonoridade. Ainda foram encontrados: escape de ar nasal; alteração de mobilidade e/ou tonicidade de lábios, língua e/ou bochechas, bem como alterações de postura de língua e compensações. O estudo revelou ainda presença de úvula bífida e fístula na região posterior do palato. Sendo assim, pôde-se observar a ocorrência de alterações fonoaudiológicas freqüentemente manifestadas nos quadros de fissura labiopalatina, e necessitando, portanto, da presença do fonoaudiólogo inserido na equipe interdisciplinar envolvida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















