Inadequação ergonômica e desconforto das salas de aula em instituição de Ensino Superior do Recife-PE
DOI:
https://doi.org/10.5020/24Palabras clave:
Estudantes, Antropometria, Engenharia humana/ErgonomiaResumen
Objetivos: Verificar a adequação ergonômica das salas de aula e o nível de conforto atribuído pelos alunos ao ambiente escolar de uma instituição privada de ensino superior na cidade de Recife, Pernambuco. Métodos: Estudo de série de casos, transversal e descritivo, realizado de agosto a dezembro de 2006, tendo como população os alunos matriculados nos seguintes cursos: Fisioterapia, Direito, Turismo, Sistemas de Informação e Relações Internacionais. A amostra constituiu-se de 126 alunos selecionados por amostragem acidental. O nível de conforto foi avaliado quanto à adequação ergonômica das salas segundo temperatura, ruídos e luminosidade, enquanto que para as cadeiras a avaliação deu-se pela comparação de suas medidas com as determinadas pelas normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e com a antropometria dos alunos. Questionou-se também sobre queixas osteomusculares referidas e sua repercussão nas atividades extra-classe do aluno. Resultados: Observou-se que itens relacionados à temperatura, à luminosidade e aos ruídos foram insignificantes. Verificou-se que as dimensões das cadeiras estavam fora das normas técnicas e inadequadas para as medidas antropométricas dos alunos. Constatou-se que 104 (82,54%) universitários referiram uma ou mais queixas de dores localizadas, sendo 75 (35,71%) na coluna lombar e 74 (35,24%) na coluna cervical. Dentre os que referiram dor, 75 (60,32%) relataram que estes sintomas incomodavam, também, nas suas atividades extra-classe. Conclusão: Na amostra pesquisada, a cadeira escolar foi o principal fator de desconforto relatado, o que demonstra a importância do seu aperfeiçoamento ergonômico e no que se refere às questões relacionadas à iluminação, temperatura e ruído, as queixas apresentadas não foram significativas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-01-04
Cómo citar
Siqueira, G. R. de, Oliveira, A. B. de, & Vieira, R. A. G. (2012). Inadequação ergonômica e desconforto das salas de aula em instituição de Ensino Superior do Recife-PE. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 21(1), 19–28. https://doi.org/10.5020/24
Número
Sección
artículos originales
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los manuscritos presentados deben ser exclusivos para la RBPS, no permitiéndose su envío a otro periódico. Junto al envío del manuscrito, los autores deben enviar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autoría firmada por todos los autores así como su contribución individual para su elaboración que deberá ser enviada en formato pdf. El autor podrá inserir la versión final del artículo con la revisión por pares “postprint” en cualquier repositorio o página web según la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.