Comunidade de prática enquanto modo coletivo de aprendizagem e desenvolvimento de práticas e saberes na estratégia saúde da família: um estudo teórico - doi: 10.5020/18061230.2012.s104
DOI:
https://doi.org/10.5020/2251Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Relações Interprofissionais.Resumen
Apresentar e discutir a contribuição do conceito de Comunidade de Prática (CP), enquanto espaço coletivo de aprendizagem, desenvolvimento de saberes e práticas no interior de equipes multiprofissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Métodos: Estudo teórico, através de revisão bibliográfica não sistemática sobre a temática das “Comunidades de Prática” na obra dos pesquisadores sociais, Jean Lave e Etienne Wenger, formuladores deste conceito, complementando com estudos sobre a mesma temática, oriundos da busca em bases de dados online. Resultados: Uma CP se caracteriza por um conjunto de pessoas que pactuam um projeto em comum, engajam-se mutuamente neste, compartilhando um repertório que permite a comunicação entre eles. Vários efeitos são atribuídos à experiência de trabalho em comum no âmbito de uma CP, como a socialização de conhecimentos, a colaboração interprofissional e o desenvolvimento de um ambiente propício à prática reflexiva, que facilita a mediação de conflitos. A teoria das CP pressupõe uma mudança importante na concepção de aprendizagem. Diferentemente de teorias que consideram a aprendizagem como resultante, principalmente, de processos internos da pessoa, como a cognitiva, a teoria da CP concebe a aprendizagem sobre o ângulo de uma participação social. As interrelações desenvolvidas no interior das CP influenciam os processos de aprendizagem, de negociação de sentido e de formação de identidades, que resulta do fato de pertencer à comunidade e do significado atribuído ao trabalho compartilhado. Conclusões. A formação de CP na ESF pode ser um dispositivo para facilitar a construção de projetos interprofissionais, expresso pela integração de saberes e colaboração interprofissional.Descargas
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Publicado
2012-11-27
Cómo citar
Ellery, A. E. L., Pontes, R. J. S., & Loiola, F. A. (2012). Comunidade de prática enquanto modo coletivo de aprendizagem e desenvolvimento de práticas e saberes na estratégia saúde da família: um estudo teórico - doi: 10.5020/18061230.2012.s104. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 25(2 Sup), 104–112. https://doi.org/10.5020/2251
Número
Sección
Artículos de Revisión