Percepção corporal de adolescentes em ambientes escolares
DOI:
https://doi.org/10.5020/2098Palabras clave:
Postura, Imagem Corporal, Adolescente, Saúde Escolar.Resumen
Objetivo: Analisar a percepção corporal de adolescentes em ambientes escolares. Métodos: Realizou-se estudo qualitativo em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Fortaleza-CE, Brasil, com estudantes do nono ano escolar, entre 14 a 16 anos e independente do sexo, no período de março a junho de 2009. A primeira fase constituiu da seleção de dez alunos, utilizando um desenho esquematizado do corpo humano. Na segunda, conduziu-se um grupo focal com questionamentos norteadores sobre a percepção corporal e desejo de mudanças. Resultados: Para os estudantes, a ideia de boa postura seria uma pessoa que tivesse boa educação e estar reta ao andar e sentar. Percebem-se insatisfação e equívocos importantes em relação ao seu corpo e postura, e houve unanimidade quanto ao desejo de obter mudanças. Conclusão: Sentimentos confusos relacionados ao corpo existem, por parte dos estudantes adolescentes, ao se indagar sobre sua imagem e seu desejo de mudança. Se, por um lado, afirmam perceber-se com postura correta e adequada; por outro, anseiam por mudanças, facilmente identificadas com o padrão corporal vigente divulgado na mídia e cultuado como “corpo ideal”. Torna-se urgente e necessário consolidar cultura de promoção da saúde na escola, bem como construir ambiente educacional saudável.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-01-23
Cómo citar
Catalan, V. G., Sousa, N. P. de, Abdon, A. P. V. de, Falcão, C. de S. V., & Catrib, A. M. F. (2012). Percepção corporal de adolescentes em ambientes escolares. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 24(4), 390–395. https://doi.org/10.5020/2098
Número
Sección
artículos originales
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los manuscritos presentados deben ser exclusivos para la RBPS, no permitiéndose su envío a otro periódico. Junto al envío del manuscrito, los autores deben enviar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autoría firmada por todos los autores así como su contribución individual para su elaboración que deberá ser enviada en formato pdf. El autor podrá inserir la versión final del artículo con la revisión por pares “postprint” en cualquier repositorio o página web según la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.