Perfil lipídico e nível de atividade física de adolescentes escolares
DOI:
https://doi.org/10.5020/2097Palabras clave:
Aptidão Física, Dislipidemias, Adolescente.Resumen
Objetivo: Verificar a relação entre o perfil lipídico e o nível de atividade física de adolescentes escolares do município de Rio Verde-GO, Brasil. Métodos: Estudo descritivo e transversal, realizado em 2006, com população composta por 1.229adolescentes escolares, de ambos os gêneros, com idades variando de 15 a 17 anos (X = 15,9 anos, DP+ 0,81), de escolas públicas e privadas. O nível de atividade física foi avaliado por meio do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Posteriormente, 48 adolescentes realizaram lipidograma. As concentrações lipídicas de colesterol total (CT), frações HDL-c (lipoproteína de alta densidade) e LDL-c (lipoproteína de baixa densidade) e triglicerídeo (TGL) foram determinadas e avaliadas segundo os pontos de corte propostos pelas III Diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias e Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A análise estatística ocorreu por meio do Teste binomial para duas proporções e Teste de Correlação de Pearson, adotando valores de p < 0,05. Resultados: Através da aplicação do IPAQ encontrou-se um percentual de 77,7% de adolescentes ativos e 22,3% de adolescentes insuficientemente ativos, com maior percentual de adolescentes ativos no sexo masculino (p = 0,0000). Adolescentes de ambos os sexos pertencentes à rede pública apresentaram-se mais ativos que os da rede privada. O perfil lipídico dos adolescentes avaliados apresentou-se dentro da normalidade. Conclusão: Não houve relação entre o nível de atividade física e o perfil lipídico dos adolescentes avaliados.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















