Efeito de um programa de educação no nível de conhecimento e nas atitudes sobre o diabetes mellitus - doi:10.5020/18061230.2011.p322

Autores/as

  • Fernanda Paola de Pádua Gandra Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Kellen Cristine Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Cinara Fonseca Castro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Elizabethe Adriana Esteves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Luciana Neri Nobre Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.5020/2089

Palabras clave:

Diabetes Mellitus, Educação Alimentar e Nutricional, Conhecimento, Idoso.

Resumen

Objetivo: Avaliar o impacto de um programa de educação no conhecimento e nas atitudes sobre o diabetes em pacientes diabéticos. Métodos: Estudo de intervenção do tipo antes e depois, realizado em dois momentos: antes e doze meses após implantação de um Programa de Educação para Diabéticos (PED). Avaliaram-se 23 portadores de diabetes mellitus atendidos por duas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Diamantina-MG, Brasil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado contendo questões sobre dados pessoais, grau de escolaridade, definição da doença, duração, causas, tratamento, dificuldades no controle e fonte da informação sobre o diabetes. O efeito do programa sobre o conhecimento e atitudes foi avaliado comparando-se o número de respostas corretas referidas antes e após 12 meses de seu início, assim como mudança de atitude sobre a doença. Resultados: Observou-se um aumento do número de respostas corretas sobre os sintomas e complicações do diabetes. O mesmo ocorreu em relação ao reconhecimento da importância da atividade física (27%) e da autoaplicação de insulina (40%) para os tratamentos. Em ambos os momentos, mais de 50% dos indivíduos afirmaram ter dificuldade no tratamento do diabetes, sendo o seguimento da dieta, a mais citada. Apenas 4% responderam de forma correta sobre as causas do diabetes nos dois momentos. Conclusão: Houve melhora das noções conceituais dos pacientes, especialmente sobre a definição da doença, seus sintomas e complicações. Fatores como o grau de escolaridade, a idade e a renda podem ter influenciado na aquisição e incorporação de conhecimento, transformando-o em atitudes concretas.

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Publicado

2012-01-23

Cómo citar

Gandra, F. P. de P., Silva, K. C., Castro, C. F., Esteves, E. A., & Nobre, L. N. (2012). Efeito de um programa de educação no nível de conhecimento e nas atitudes sobre o diabetes mellitus - doi:10.5020/18061230.2011.p322. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 24(4), 322–331. https://doi.org/10.5020/2089

Número

Sección

artículos originales