Qualidade de vida no Programa Saúde da Família: a visão de agentes comunitários de saúde e usuários
DOI:
https://doi.org/10.5020/2076Palabras clave:
Programa Saúde da Família, Promoção da Saúde, Qualidade de Vida.Resumen
Objetivo: Analisar a percepção dos agentes comunitários de saúde (ACS) e usuários sobre as ações propostas no Programa Saúde da Família (PSF) para a melhoria da qualidade de vida de uma determinada população. Métodos: Tratou-se de investigação descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida em nove equipes de Saúde da Família da cidade de Passos-MG, Brasil, definidas através de sorteio dentre as dezessete equipes existentes no município. A população alvo foi composta pelos ACS e usuários do PSF, a amostra foi selecionada utilizando-se a amostragem aleatória simples, e se constituiu por dezoito ACS e dezoito usuários. A coleta de informações se deu no período de julho a setembro de 2009, empregando-se a entrevista semiestruturada. As falas foram analisadas utilizando-se a análise temática. Resultados: A partir da análise das falas ficou evidente que qualidade de vida é um construto com diferentes significados e que a equipe de Saúde da Família, em uma perspectiva de possibilitar o estabelecimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, deve desenvolver ações sobre os limitantes ao desenvolvimento de uma vida com qualidade. No entanto, a equipe de Saúde da Família ainda focaliza suas ações no aspecto curativo em detrimento das ações de promoção à saúde, essenciais para a melhoria da qualidade de vida. Considerações Finais: A equipe de Saúde da Família, na percepção dos sujeitos desse estudo, ainda desenvolve poucas atividades que propiciam às pessoas condições para terem uma melhor qualidade de vida.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















