A experiência de estudantes de enfermagem em um grupo de educação em saúde: uma abordagem dialógica - doi:10.5020/18061230.2011.p180
DOI:
https://doi.org/10.5020/2069Palabras clave:
Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Atenção Primária à Saúde. Enfermagem em Saúde Comunitária.Resumen
Objetivo: Fazer uma reflexão teórica sobre a experiência de estudantes de Enfermagem em um grupo de educação em saúde, no município de Campinas-SP, tendo como referencial teórico-metodológico o Modelo Dialógico. Síntese dos Dados: Tratou-se de um relato de experiência, realizado em um Centro de Saúde do Distrito de Saúde Sudoeste, no município de Campinas-SP, no período de agosto a dezembro de 2009. Este Grupo foi dividido em 04 subgrupos de, em média, 60 usuários cada, sendo realizadas avaliação diagnóstica; identificação de temáticas a serem trabalhadas com os usuários e planejamento e execução de dinâmicas de grupo. A metodologia desenvolvida nas atividades educativas baseava-se no referencial teórico do Modelo Dialógico de Educação em Saúde. Por meio das dinâmicas de grupo, promoveram-se três mudanças na forma de pensar e fazer educação em saúde: i) do enfoque biologicista à apreensão multidimensional do indivíduo; ii) ao compartilhar, nós aprendemos: o princípio da bidirecionalidade; e iii) saber, não-saber ou sabemos? O princípio da simetria. Conclusão: Demonstra-se a viabilidade e operacionalidade do Modelo Dialógico para intervenções educativas em saúdeDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-01-20
Cómo citar
Melo, L. P. de, Canha, B. G., Ramos, D. C., Silva, N. P. da, Silva, K. C. L. da, Bernardo, V. G., & Ribeiro, L. C. dos S. (2012). A experiência de estudantes de enfermagem em um grupo de educação em saúde: uma abordagem dialógica - doi:10.5020/18061230.2011.p180. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 24(2), 180–188. https://doi.org/10.5020/2069
Número
Sección
Descripción y evaluación de experiencias, métodos, técnicas, procedimientos e instrumental