Aleitamento e hábitos de sucção não nutritivos em crianças de área rural da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5020/2063Palabras clave:
Aleitamento Materno, Programa Saúde da Família, Hábitos, Alimentação.Resumen
Objetivo: Verificar o padrão de aleitamento e a presença de hábitos de sucção não nutritiva em crianças na Unidade Saúde da Família de Chã de Areia em Mogeiro-PB. Métodos: Estudo descritivo de tipo transversal, envolvendo 71 mães de crianças de 0 a 24 meses. O instrumento foi a entrevista estruturada, sendo realizada por uma única profissional. Resultados: Observou-se que 67 (94,4%) crianças foram amamentadas no peito, sendo exclusiva até os três meses de vida em 35 (49,3%) destas. Em relação ao aleitamento artificial, 38 (53,5%) o faziam. Quanto ao uso de outras formas de ingestão, as colheres/copos foram os mais citados por 51 (71,8%) das mães. Cerca de 38 (53,5%) entrevistadas relataram que o conteúdo da mamadeira mais utilizado foi o leite artificial associado ao açúcar e farináceo, e 43 (60,2%) afirmaram a presença de hábitos de sucção não nutritiva. Conclusão: A prática do aleitamento materno na região foi relatada por muitas mães, entretanto observou-se a introdução precoce das mamadeiras e de outros alimentos, principalmente do leite artificial e/ou açúcar na dieta das crianças. A prevalência de hábitos foi expressiva na amostra.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















