Extraindo lições de uma história inconclusa: política pública para adolescentes em Serra/ES -
DOI:
https://doi.org/10.5020/2056Palabras clave:
Políticas Públicas de Saúde, Vulnerabilidade, Promoção da Saúde, Sistema Único de Saúde.Resumen
Objetivo: Apresentar um relato histórico-crítico do Programa Adolescente Cidadão, política pública implantada no ano de 2007, no município da Serra-ES, Brasil. Descrição do caso: A falta de espaço e de políticas públicas abrangentes de integração social dos jovens expressa, sobretudo, pela insuficiência de vagas ofertadas no ensino médio e profissionalizante e pela ausência de políticas de estímulo ao esporte, ao lazer e à cultura, uma realidade no município da Serra, no ano de 2005. Em 2006, a gestão municipal realizou uma pesquisa qualitativa e quantitativa entre adolescentes de 10 a 19 anos e, a partir desse diagnóstico, planejou e implementou uma política voltada a esse público-alvo. A metodologia qualitativa centrou-se no estudo de caso, do ponto de vista histórico e organizacional, a partir do seu acompanhamento e observação empírica, além de análise documental e revisão bibliográfica. Descreve-se o contexto político nacional e local em que se deu a implantação e implementação da política, como e porque foi criada, suas características, propostas, resultados iniciais e aborda-se sua extinção. Analisa-se se os mecanismos utilizados para alinhavá-la foram suficientes para garantir sua continuidade. Conclusão: O programa foi descontinuado com a mudança da gestão municipal, evidenciando mecanismos insuficientes de consolidação da política.Descargas
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Publicado
2012-01-19
Cómo citar
Barcelos, M. R. B., Vasconcellos, L. C. F. de, & Cohen, S. C. (2012). Extraindo lições de uma história inconclusa: política pública para adolescentes em Serra/ES -. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 24(1), 86–92. https://doi.org/10.5020/2056
Número
Sección
Los informes de casos