Mais que educar... ações promotoras de saúde e ambientes saudáveis na percepção do professor da escola pública -

Autores/as

  • Rosangela Dantas da Silva Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC
  • Ana Maria Fontenelle Catrib Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Patrícia Moreira Costa Collares Faculdades do Nordeste - FANOR
  • Simone Trindade da Cunha Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5020/2053

Palabras clave:

Educação, Promoção da Saúde, Educação em Saúde.

Resumen

Objetivo: Investigar as percepções dos professores da escola pública no Município de Aracoiaba-CE, Brasil, sobre as ações promotoras de saúde e ambientes saudáveis. Métodos: Tratou-se de estudo de caso realizado em escola pública, no mês de abril de 2009, com a participação de 26 professores do ensino fundamental. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista grupal. Para análise dos dados aplicou-se análise de conteúdo de Laurence Bardin. Resultados: A percepção dos professores entrevistados em relação a ações promotoras de saúde e ambientes saudáveis restringiu-se a experiências focais. Portanto, fezse necessária uma reflexão sobre como os professores trabalham a saúde como temática no ambiente escolar, assim como a articulação entre a educação para a saúde e a programação do conjunto das matérias escolares. Conclusão: O conhecimento dos professores sobre saúde mostrou-se relevante, entretanto desprovido de uma noção mais aprofundada dos conceitos. As práticas de saúde desenvolvidas na escola se reportam a medidas emergenciais, como a Dengue e trabalho direcionado à saúde bucal. Acredita-se que a promoção da saúde na escola deva ser uma ação permanente que contribua para o desenvolvimento de capacidades, aquisições e competências de cada indivíduo e da comunidade.

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Publicado

2012-01-19

Cómo citar

Silva, R. D. da, Catrib, A. M. F., Collares, P. M. C., & Cunha, S. T. da. (2012). Mais que educar. ações promotoras de saúde e ambientes saudáveis na percepção do professor da escola pública -. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 24(1), 63–72. https://doi.org/10.5020/2053

Número

Sección

artículos originales