Qualidade de vida de mulheres submetidas à cirurgia de revascularização do miocárdio em um hospital público
DOI:
https://doi.org/10.5020/2022Palabras clave:
Vida, Mulheres, Cirurgia Torácica, Revascularização Miocárdica.Resumen
Objetivos: Analisar o perfil sociodemográfico, fatores de risco e a qualidade de vida de mulheres submetidas à cirurgia de revascularização do miocárdio. Métodos: Realizou-se um estudo qualitativo através da aplicação de um formulário sobre estilo de vida e fatores de risco e de uma entrevista contendo quatro perguntas norteadoras a 15 pacientes revascularizadas internadas nas unidades cardiológicas de um hospital de referência da rede pública e que não apresentavam quadros de depressão anteriores à cirurgia. Resultados: O perfil das pesquisadas mostrou que 9 (60%) eram pardas, 8 (54%) possuíam o ensino fundamental incompleto, 4 (27%) eram donas de casa, 9 (60%) residiam em perímetro urbano, 10 (67%) eram casadas, todas tinham renda familiar abaixo de três salários mínimos e 4 (27%) tinham apenas dois filhos. A partir da análise do conteúdo das entrevistas, emergiram as seguintes categorias: religiosidade, ruptura com o cotidiano, família e qualidade de vida. Conclusão: Constatou-se que o conhecimento a respeito da estrutura psicossocial de cada paciente ajuda no tratamento do indivíduo submetido à cirurgia de revascularização do miocárdio. Ao identificar o estilo de vida e os fatores de risco, as mulheres promovem o autoconhecimento, o que poderá evitar hábitos que levem ao aparecimento de doenças cardiovasculares. Sugerese a elaboração de estratégias de prevenção e promoção de saúde que envolvam as pacientes e seus familiares para que haja uma extensão dos cuidados hospitalares em casa e uma melhor adaptação à nova condição clínica.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















