Modelo de intervenção telefônica na sensibilização de mudança do padrão alimentar
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2010.2007Palabras clave:
Promoção da Saúde, Telefone, Alimentação.Resumen
Objetivo: Propor um modelo de intervenção telefônica para mudança do padrão alimentar e avaliar a sua efetividade. Método: Estudo realizado no centro de Promoção da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com 27 indivíduos, através de 3 a 5 contatos telefônicos por usuário, por meio dos quais realizaram-se orientações e intervenções nos preceitos da Terapia Cognitivo Comportamental e do Modelo Transteórico sobre alimentação saudável. Analisaram-se as variáveis peso e índice de massa corporal, padrão alimentar global e estágio de motivação para mudança. Os dados foram submetidos a análise de variância com medidas repetidas em diferentes momentos de avaliação: pré-contato, 3º e 5º contatos telefônicos. Resultados: Após a intervenção, os usuários apresentaram mudança no comportamento alimentar no terceiro contato, e ocorreu modificação em peso e IMC em uma paciente. Todos os achados não foram estatisticamente significativos. Ocorreu melhora na motivação para a aquisição de novos hábitos alimentares, também de forma não significativa. Conclusão: Houve discreta mudança de comportamento alimentar, a motivação para a mudança melhorou para todos os participantes, sem, no entanto, ter havido efetividade neste tipo de abordagem.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















